segunda-feira, 1 de julho de 2013

Polícia prende suspeito de atirar em jovem durante protesto em Maceió

O funcionário da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública de Maceió(Sima), suspeito de atirar em um adolescente de 16 anos durante um protesto no último dia 17, foi preso na manhã desta segunda-feira (1º). A informação foi confirmada pelo titular da Delegacia de Homicídios da Capital, Cícero Lima, ao relatar que Josenildo dos Santos Lima foi preso dentro da própria residência.
Na última quarta-feira (26), a Prefeitura de Maceió publicou no Diário Oficial do Município o afastamento afastou dos dois funcionários da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública de Maceió (Sima) que estavam no carro que furou o bloqueio dos manifestantes, na noite de segunda-feira (17), na Avenida Fernandes Lima.
Um dos servidores, Josenildo dos Santos Lima, que dirigia o veículo, teria disparado o tiro que atingiu um adolescente de 16 anos durante a manifestação.
Um dia após o atentado, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PMDB), informou que foi aberta uma investigação interna para apurar os fatos. “Relatos de testemunhas afirmam que o veículo dirigido pelo autor dos disparos seria da frota da Prefeitura. Iniciamos uma busca intensa para apurar se a informação era verdadeira. Após levantamento minucioso, descobrimos no final da noite que a descrição do carro coincide com a de um veículo da Sima”, explicou Palmeira.
Segundo o prefeito, o superintendente da pasta, Ib Brêda, está tomando as medidas cabíveis para a apuração e possível punição dos envolvidos. A publicação do Diário Oficial, tentretanto, informa que os servidores ficarão afastados pelo prazo que transcorrer as sindicâncias. Eles permanecem recebendo seus vencimentos.
Investigações
Josenildo dos Santos Lima prestou depoimento no último dia 18 ao delegado Cícero Lima, na Delegacia Geral da Polícia Civil, no bairro de Jacarecica, em Maceió. Segundo informações do delegado, Josenildo dos Santos Lima confessou que teria disparado um tiro para o alto quando furou o bloqueio da manifestação com carro da Superintendência de Iluminação de Energia de Maceió (Sima), mas negou que tivesse mirado o adolescente ou os manifestantes.

Ainda de acordo com o delegado, Lima é ex-agente penitenciário e disse que atualmente é funcionário da prefeitura. Cícero Lima não soube dizer se ele é concursado ou prestador de serviço.
Carro utilizado para furar o bloqueio (Foto: Fabiana De Mutiis/G1)
O outro funcionário da Sima que estava no carro, Clodoaldo dos Santos, também foi ouvido, mas, segundo o delegado, ele está na condição de testemunha. “Ele pode nos dizer o que aconteceu. Em princípio, não vamos indiciá-lo”, diz.
Cícero Lima disse ainda que Lima só será indiciado após as investigações. “Ainda irei ouvir mais testemunhas. Tenho 30 dias para concluir o caso. Não quero apressar as coisas, tenho que ter certeza dos fatos”, diz.
Josenildo estava acompanhado do chefe de gabinete, Júnior Torres, e do procurador da Sima, João Batista Costa. O procurador disse que o suspeito não deveria usar uma arma para a função que exercia. O carro da Sima foi apreendido e será periciado.

Protesto
A Avenida Fernandes Lima foi fechada nos dois sentidos durante protesto contra aumento da tarifa de ônibus na tarde de segunda (17). A manifestação ocorria de forma pacífica quando, segundo relatos de testemunhas, o veículo da Sima furou o bloqueio e um ocupante atirou contra a multidão, ferindo no rosto um jovem de 16 anos. 

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...