sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Na PB, ministra diz que decreto será modificado para não afetar Conab

Ministra Ideli Salvatti em João Pessoa  (Foto: Jhonathan Oliveira/G1)
A  ministra da secretaria das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou nesta sexta-feira (13),  na Paraíba, que o governo federal vai alterar o decreto que cortou recursos do orçamento de 2013  para que não haja prejuízos na política de combate à seca. Segundo ela, isso vai evitar que os postos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Sertão paraibano.
Ideli esteve em João Pessoa para abrir o Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas da Paraíba. O objetivo do evento foi o de intensificar as orientações aos gestores municipais sobre os programa, as ações e as linhas de financiamento disponibilizadas pelo governo federal para as cidades. O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, também participou do encontro.
A ministra explicou que repassou a questão para os ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Agricultura e os ministros se comprometeram em modificar as áreas que tiveram recursos cortados. “Na semana que vem eles vão alterar o decreto para dar uma excepcionalidade, para que não haja nenhum tipo de contingenciamento, para que a gente possa continuar atendendo”, disse. “ No enfrentamento da estiagem não tem economia, não pode ter corte de nada porque é uma emergência muito grande”, completou IdeliSegundo Ideli Salvatti, a bancada federal da Paraíba apresentou a ela, na quarta-feira (11), os prejuízos para a Conab na Paraíba com o decreto que cortou R$10 bilhões do orçamento, publicado no final de julho. A redução representaria o fechamento de postos de revenda do milho de Catolé do Rocha, Sousa e Itaporanga e o atendimento de emergência na seca ficaria prejudicado. 
Em discuso, a ministra das Relações Institucionais disse ainda que o governo federal tem o pensamento de ajudar no desenvolvimento da Paraíba. Segundo Ideli, a Paraíba tem ficado atrás dos estados vizinhos de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Ele falou de áreas que precisam de melhorias e destacou o Porto de Cabedelo . “ A Paraíba tem um dos portos mais antigos do país, então não tem jeito, tem que aprofundar (o calado) . Os recursos estão no PAC , estamos em parceria com o governo do estado, com a Companhia Docas. Tem que fazer a derrocagem, tem que acelerar isso, além de Suape está crescendo, eles (Pernambuco)  ainda querem fazer o porto de Goiana, e Cabedelo não pode perder essa disputa”, afirmou. 
Antes do evento o governador Ricardo Coutinho (PSB) também falou sobre o Porto de Cabedelo e afirmou que a responsabilidade da obra seria da administração federal. “É fundamental o governo federal concluir a dragagem do porto.Nós não podemos ter um ponto onde nós aumentamos a movimentação de carga  e esse  porto falta um aprofundamento do clado no seu canal de entrada. Essa é uma coisa que é fundamental”, disse. No momento da fala da ministra, o gestor estadual não estava mais no evento. Ele saiu logo após a abertura em função de um outro compromisso.
Durante o encontro com os prefeitos, 40 dos 50 municípios contemplados pelo programa Água para Todos assinaram a adesão. Também foram entregues caminhões caçamba a 17 municípios do semiárido paraibano pelo  Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O equipamento soma um  investimento de  mais de R$ 4 milhões.
G1pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...