sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Relatório da ONU deve confirmar uso de armas químicas na Síria, diz Ban

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse nesta sexta-feira (13) que o relatório de especialistas do organismo deve confirmar o uso de armas químicas na Síria.
"Acredito que o relatório será um relato esmagador, esmagador, de que as armas químicas foram usadas, embora eu não possa dizer isso publicamente antes de receber o relatório", disse Ban em reunião na ONU.Acompanhe a cobertura em tempo real.
O secretário-geral acusou o regime sírio, do contestado presidente Bashar al-Assad de ter cometido "muitos crimes contra a humanidade".
O relatório da equipe de inspetores de armas químicas da ONU, liderada pelo sueco Ake Sellstrom, que deve ser divulgado na próxima semana, vai determinar se o arsenal químico de Assad foi usado no ataque de 21 de agosto nos subúrbios de Damasco, capital da Siria.
Os EUA, apoiados pelas potências ocidentais, afirmam que o regime sírio é responsável pelas mortes de 1.429 civis no incidente.
O regime de Assad nega autoria e culpa os rebeldes "terroristas" que tentam derrubar o governo, em uma guerra civil que já dura 30 meses e provocou mais de 110 mil mortes e uma grande crise humanitária e política regional.
Uma iniciativa diplomática iniciada pela Rússia tenta fazer que a Síria entregue seu arsenal químico à comunidade internacional.
Os EUA deram crédito à proposta russa, mas mantêm a ameaça de atacar militarmente a Síria em represália ao suposto uso de armas químicas.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...