domingo, 27 de outubro de 2013

Mais de 180 mil candidatos fazem hoje Enem em 45 cidades da Paraíba

Mais de 180 mil candidatos  fazem hoje  Enem em 45 cidades da Paraíba
 No segundo e último dia do o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (27), mais de 187 mil estudantes da Paraíba voltam a sala de aula movidos pelo sonho de conquistar uma vaga para a universidade. É a hora de ter os conhecimentos adquiridos em anos de estudo, testados, e assim, dá o último passo para conquistar a são sonhava vaga na universidade. As provas serão aplicadas em 417 locais distribuídos nos 45 municípios paraibanos.O segundo dia da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio  começa neste domingo (27) a partir das 13h, no horário oficial de Brasília. Os candidatos vão encarar o dia mais desgastante. São 5h30 de provas para resolver 45 questões de linguagens e códigos, outras 45 de matemática e ainda escrever uma redação.

O total de inscritos na Paraíba, segundo o Ministério da Educação, é 32% maior do que o quantitativo de 2012 . As provas neste último dia Enem serão aplicadas em 45 cidades da Paraíba.

Em função do horário de verão, na Paraíba os portões dos locais de prova serão abertos às 11h e fecharão às 12h. Neste domingo os candidatos farão as provas de linguagens, matemática e redação, em 5h30 de duração. Ontem, foram aplicadas as provas de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. O tempo mínimo para permanecer na sala de provas foi de duas horas, e o tempo máximo para resolver as questões é de 4h30. Para muitos estudantes, a prova deste domingo é considerada mais difícil. Eles terão cinco horas e 30 minutos para responder 90 questões de linguagens, códigos e matemática e ainda fazer a redação.

A dica dos professores é que o estudante comece a prova exatamente pela redação. Ou seja, ele começa lendo a proposta, identificando o tema. Ao todo, o estudante deve levar 20 minutos para fazer esse breve esboço. Aí ele conta com as quatro horas e meia pra resolver as 90 questões. Depois disso ele volta para a redação.

No primeiro dia de provas da edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio , muitos candidatos chegaram com até quatro horas de antecedência ao local de prova. Mas houve casos de estudantes que acabaram perdendo a prova por chegarem após o fechamento dos portões, que aconteceu pontualmente às 13h do horário oficial de Brasília. Segundo o edital do Enem 2013, não há tolerância com atrasos. Muitos candidatos foram eliminados justamente por chegar atrasado.

Para fazer as provas o candidato deve usar somente caneta preta feita de material transparente. O uso de canetas de outras cores, bem como lápis, lapiseira e borracha não são permitidos, por isso os estudantes não devem levar esses objetos.

Os candidatos também não poderão entrar na sala de provas sem apresentar um documento de identificação original com foto. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

A Polícia Militar da Paraíba organizou um esquema para manter a segurança durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio 2013 (Enem), realizado neste sábado (26) e domingo (27).

Um efetivo de 1.200 policiais militares está garantindo a segurança do Exame Nacional do Ensino Médio nos dois dias de prova. O trabalho começou na sexta-feira (25) com a escolta dos malotes e só termina neste domingo. A PM vai reforçar o policiamento no entorno dos locais de realização do exame, para isso serão utilizados 150 viaturas.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa montou um plano operacional de trânsito e transporte com o objetivo de facilitar o acesso aos principais locais onde serão aplicadas as provas na capital paraibana. No total, 50 agentes do órgão vão monitorar os pontos de maior concentração de veículos e pedestres. Também vai haver reforço em 39 linhas de ônibus.

Em Campina Grande, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP), também montou um esquema especial para os dois dias de prova. Vários colégios e prédios das Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), estão sendo utilizados para a realização do Enem.

Ao final do primeiro dia de provas do Enem 2013, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que "todas as medidas de segurança funcionaram" neste sábado. Vinte e quatro candidatos que postaram fotos da prova e do cartão de resposta na internet foram eliminados do Enem,

Severino Lopes 

Fonte: PBAgora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...