quinta-feira, 10 de outubro de 2013

MEC 'reprova' 16 cursos superiores da Paraíba

Luzia Santos
Dos 40 cursos de oito instituições de ensino superior na Paraíba que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012, 40% obtiveram nota inferior a três, em uma escala que vai até cinco. Segundo o Ministério da Educação (MEC), as notas abaixo de três são consideradas insatisfatórias.

De acordo com a avaliação, 16 entre 40 cursos foram reprovados no Estado. Foram avaliados cursos da rede pública e privada de ensino superior.

Conforme o balanço, 60% dos cursos avaliados no Enade obtiveram notas que variam de três a cinco pontos na Paraíba, sendo que dois obtiveram avaliação máxima. Entre os cursos com nota satisfatória, 65% são da rede pública, sendo a maioria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Na rede pública, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi a única a alcançar conceito máximo (5). A nota, segundo o MEC, foi obtida pelo curso de Direito oferecido em João Pessoa. Já na rede privada de ensino superior, a pontuação máxima foi para o curso de Administração da Faculdade Potiguar da Paraíba, em João Pessoa. Já a nota quatro foi obtida apenas por instituições públicas de ensino superior em cinco cursos. Na lista estão Direito, em Campina Grande, e Ciências Contábeis, em Monteiro, ambos da Universidade Estadual de Campina Grande; além de Direito, também em Campina, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Ciências Econômicas da UFPB, em João Pessoa, e Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), na capital.

Outros 17 cursos alcançaram pontuação três. Na contramão estão os cursos com nota igual a um. Na lista aparecem Tecnologia em Gestão Financeira e Tecnologia em Gestão Comercial oferecidos respectivamente pela Faculdade de Tecnologia da Paraíba, em Cabedelo, e Faculdade Potiguar da Paraíba, em João Pessoa.

De acordo com o MEC, o Enade funciona em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos. A edição de 2012 concluiu o ciclo que abrange ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins; e os eixos tecnológicos de gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design.

O conceito Enade é um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira, que também leva em consideração corpo docente e infraestrutura da instituição.

Segundo o MEC, as notas individuais de cada curso avaliado no Enade 2012 estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) desde as 17h de ontem. A pontuação só pode ser consultada pelos estudantes que participaram do exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...