quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Paraíba registra 1,2 mil assassinatos este ano, diz Ministério da Justiça

O Ministério da Justiça divulgou nesta quarta-feira (9) que no acumulado de janeiro a setembro deste ano a Paraíba registrou 1.122 homicídios. Isso representa uma redução de 2,43% em relação aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no mesmo período do ano passado, quando foram computados 1.150 assassinatos nos primeiros nove meses do ano. O Governo Federal prevê investir R$ 97,8 milhões em segurança pública no estado até 2014. Os dados fazem parte do programa federal 'Brasil Mais Seguro'.
De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds), o número de homicídios vem caindo a cada trimestre na Paraíba. De janeiro a março, foram 418 casos; no segundo trimestre, a Polícia contabilizou 399; e de julho a setembro ocorreram 305 CVLI. Isso representa uma diminuição sucessiva de 4,5% e 23,5% dos crimes contra a vida na Paraíba. De janeiro a setembro de 2013, foram 89 homicídios contra mulheres, sendo 112 no mesmo período de 2012. A queda é de 21%.
Os recursos, segundo o ministério, são para aperfeiçoamento tecnológico e fortalecimento da inteligência de segurança pública, da Perícia, da Polícia Civil, da polícia ostensiva de proximidade e das ações de prevenção, além de emprego da Força Nacional, capacitação, valorização profissional e articulação com o Sistema de Justiça Criminal.No último trimestre, houve redução de 14,5% no número de homicídios. Entre julho e setembro, foram registrados 305 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), enquanto no mesmo período do ano passado foram 357 assassinatos. Se comparados os índices do mês de setembro deste ano com setembro de 2012, a redução chega a 21,5%. São 102 CVLIs contra 130 ocorridos no mesmo mês do ano anterior.
Dentre as justificativas para a curva descendente dos índices de criminalidade violenta, segundo o Ministério da Justiça, estão a compatibilização das áreas integradas de segurança, com delimitação por quadrantes das unidades territoriais de polícia preventiva; o fortalecimento das ações de inteligência; o uso de sistema digitalizado e compatível com o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) e a qualificação do trabalho de repressão qualificada. A polícia paraibana já apreendeu este ano 1.953 armas de fogo e mais de meia tonelada de drogas.
Os resultados foram analisados na última segunda-feira (7), em João Pessoa (PB), durante a reunião de monitoramento das ações, que contou com a presença da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, do governador Ricardo Coutinho e de representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Polícia Militar, Polícia Civil, Perícia Criminal e Corpo de Bombeiros.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...