terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Protesto fecha Radial Oeste e Rua São Francisco Xavier, no Rio

Polícia é chamada após protesto de moradores da Mangueira, no Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)
Um protesto interditava ambos os sentidos da Radial Oeste, por volta das 10h desta terça-feira (7). Um grupo ocupava a pista na altura da Universidade Estadual do Rio de Janeiro(Uerj), de acordo com o Centro de Operações Rio. A pista só foi liberada totalmente por volta das 11h17.
Moradores da Favela do Metrô, na região da Mangueira, jogaram colchões, lixo e vidro para bloquear a pista.
Segundo eles, o motivo da manifestação foi a demolição de casas na margem da via, que teria sido feita de forma arbitrária. "No início do ano, o (prefeito) Eduardo Paes veio aqui e disse que todo mundo ia receber casa, mas hoje chegaram aqui e tiraram o povo na marra", reclamou uma moradora.
De acordo com André Santos, subprefeito da Zona Norte, os atuais ocupantes das casas não são os verdadeiros moradores da favela do metrô. "Cerca de 600 famílias que moravam aqui há 30 anos foram removidas e estão sob assistência do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Esses chegaram há dois meses tentando para ocupar casas que já seriam demolidas na tentativa de ganhar casas do governo."
Bombeiros tentavam apagar as chamas, por volta das 10h30 desta segunda-feira. No horário, a Rua São Francisco Xavier também estava fechada nessa mesma altura e em igual sentido. A Polícia Militar acompanhava os manifestantes para evitar novos tumultos.
A Radial Oeste chegou a ser aberta por volta das 10h35 e fechou novamente 8 minutos depois. Até as 11h17, quando a via foi liberada, as melhores opções aos motoristas que seguiam em direção ao Méier eram a Avenida Maracanã, a Avenida Eurico Rabello e o Boulevard 28 de Setembro. Quem ia em direção ao Centro no horário deveria acessar o Túnel Noel Rosa e, em seguida, a Teodoro da Silva.
Outro protesto
Durante o final de semana, perto do local do protesto desta terça-feira, moradores da Mangueira se manifestaram contra a morte de um morador da comunidade. O jovem Wellington Sabino Vieira, de 20 anos, morreu no domingo (5), no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio. As informações são da Coordenadoria de Polícia Pacificadora. Ainda de acordo com a PM, um revólver teria sido apreendido com o rapaz após uma troca de tiros no sábado (4). Moradores, no entanto, negam o envolvimento de Wellington com o crime.

De acordo com a polícia, o tiroteio de sábado aconteceu quando agentes que faziam o patrulhamento na área conhecida como Olaria se depararam com três traficantes.

Em resposta à morte do jovem, moradores do Morro da Mangueira queimaram um ônibus na Rua Ana Néri, na noite de domingo.
Acesse o Radar G1 e saiba como está o trânsito no Rio de Janeiro agora, com câmeras nas principais vias e indicações de onde o fluxo de carros está lento, intenso ou livre. Tenha o Radar G1 também no seu celular. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado na App Store e no Google Play.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...