quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Brasil quer reduzir prazo de emissão de visto para haitiano, diz Figueiredo

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, durante audiência no Senado (Foto: Agência Brasil)
O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, afirmou nesta quinta-feira (5), durante audiência pública no Senado, que o governo brasileiro pretende reduzir o prazo de concessão de vistos para imigrantes do Haiti. De acordo com o chefe da chancelaria brasileira, atualmente, o prazo médio para emissão dos vistos de entrada para os haitianos é de um mês.
Desde 2010, quando um terremoto devastou a ilha caribenha, milhares de cidadãos do Haiti passaram a ingressar no território brasileiro ilegalmente, através da fronteira com o Peru.
“A nossa embaixada em Porto Príncipe [capital do Haiti] está com processamento de vistos aceleradíssimo. Estamos conseguindo hoje conceder vistos no prazo de um mês, o que não é um prazo tão alto. Estamos fazendo um enorme esforço para reduzir esse prazo, até porque o haitiano que vem com um visto vem para o Brasil sem passar por um coiote”, disse Figueiredo.
Em 2013, o número de haitianos que entrou de forma ilegal no país pela cidade de Brasiléia, noAcre, triplicou, segundo levantamento do G1baseado em números oficiais da Polícia Federal (PF). De janeiro até setembro do ano passado, 6 mil cidadãos do Haiti cruzaram a fronteira brasileira, segundo o delegado da PF Carlos Frederico Portella Santos Ribeiro. Em 2012, foram 2.318 haitianos que ingressaram no Brasil pela cidade acreana.
De acordo com chefe do Itamaraty, a intenção do governo brasileiro é facilitar a entrada legal de haitianos. O objetivo é diminuir os riscos dos imigrantes que entram com o auxílio dos chamados coiotes, que buscam facilitar a travessia ilegal na fronteira cobrando altos custos, e evitar o fluxo descontrolado em determinadas áreas e cidades. O ministro não informou o número de vistos concedidos nos últimos meses.
“Para nós o importante é ordenar o fluxo, conceder o visto, para que os haitianos possam entrar pelas nossas vias normais”, completou.
Segundo o chefe da chancelaria brasileira, em todos os casos os imigrantes estão sendo recebidos de acordo com a política de acolhimento ao estrangeiro no Brasil, com esforço conjunto dos ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e do Desenvolvimento Social para garantir a adaptação do estrangeiro no Brasil.
Durante o pronunciamento do ministro na Comissão de Relações Exteriores do Senado, o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) elogiou o trabalho dos haitianos. O parlamentar catarinense disse ter ouvido relatos de empresários de seu estado que avaliam positivamente a dedicação dos funcionários estrangeiros.
Azevedo concordou com o parlamentar. “Temos ouvido comentários sobre a qualidade e o desempenho dos haitianos, que estão dando colaboração para um país como o nosso, que tem baixa taxa de desemprego”, ressaltou o ministro.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...