terça-feira, 15 de abril de 2014

Família de García Márquez reconhece que saúde do escritor é 'muito frágil'

Março de 2014 - O escritor ganhador do Nobel da Literatura Gabriel García Márquez  cumprimenta jornalistas à porta de sua casa na Cidade do México no seu aniversário, no dia 6 de março (Foto: Edgard Garrido/Reuters)
A esposa do escritor colombiano Gabriel García Márquez, Mercedes Barcha, e seus filhos Rodrigo e Gonzalo García, emitiram um comunicado nesta segunda-feira (14) em que reonhecem que a condição do Nobel de Literatura é estável, mas "muito frágil" e que "existem riscos de complicações" devido à sua idade. Márquez tem 87 anos.

Os parentes do autor de "Cem anos de solidão" informaram ainda que García "segue e seguirá se recuperando em casa" na Cidade do México depois de ser hospitalizado por um quadro de desidratação e infecção pulmonar e de vias urinárias no último dia 31 de março.

"Sua condição é estável ainda que se encontre muito frágil e existam riscos de complicações de acordo com a sua idade (87 anos)", enfatizou o comunicado, que acrescentou que García Márquez "tem recebido muitas demonstrações de carinho por parte dos amigos e dos meios de comunicação". O comunicado pontuou também que "a família agradece os gestos solidários e pede que sua intimidade seja respeitada".

O médico que atende o escritor, Jorge Oseguera, pediu nesta segunda-feira (14) que se respeite a privacidade pedida pela família e se recusou a dar detalhes sobre o estado de saúde do escritor. Ele fez breve declarações aos jornalistas quando chegou até a casa do autor e prometeu falar depois de atender a Márquez, mas foi embora sem falar com a imprensa.

O diário 'El Universal' publicou nesta segunda-feira (14), citando fontes anônimas "confiáveis", que García Márquez está com um câncer que atinge o pulmão, os gânglios e seu fígado. O autor superou um câncer linfático em 1999. O médico do escritor evitou a todo momento se manifestar a respeito.

Gabo, como é carinhosamente conhecido o escritor, ficou oito dias internado em um hospital na Cidade do México, devido a um quadro de desidratação e infecção pulmonar e de vias urinárias. Quando recebeu alta, no último dia 8 de abril, fontes do centro médico e da Secretaria de Saúde disseram que García Márquez terminaria a recuperação em sua casa, com acompanhamento constante para que a infecção não voltasse.

García Márquez limitou ao máximo suas aparições públicas nos últimos anos. No entanto, continua fiel à saudação que dedica em seu aniversário - o dia 6 de março - aos jornalistas que costumam ficar de prontidão em frente a sua casa nesse dia.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...