quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Furacão 'Jova' chega ao litoral do Pacífico mexicano


A "muralha" (frente) do furacão "Jova", de categoria 2 na escala Saffir-Simpson (com máximo de 5), começou a atingir o litoral do Pacífico mexicano na noite desta terça-feira (11), e o olho do ciclone deverá tocar a terra nesta quarta-feira (12).
O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) mexicano explicou à Agência Efe que, às 23h locais (1h de Brasília), a "muralha" do furacão se encontrava afetando, com chuva e ventos, os estados de Jalisco e Nayari e que o olho do furacão entrará pelo oeste do território de Jalisco.
Garoto tenta se proteger de tempestade em Manzanillo, no México, em razão do furacão Jova (Foto: Marco Ugarte/AP)Garoto tenta se proteger de tempestade em Manzanillo, no México, em razão do furacão Jova (Foto: Marco Ugarte/AP)
O fenômeno, que se formou como tempestade tropical na última quinta-feira e se transformou em furacão no sábado, apresenta na noite desta terça-feira ventos máximos de 160 km/h e sequências de 195 km/h.
O ciclone tem um índice de periculosidade "forte" e, nas zonas litorâneas dos estados de Michoacán, Colima, Jalisco e Nayari e no sul de Sinaloa, provoca chuva, ventos e ondas elevadas, assinalou o relatório mais recente do SMN. O Jova se desloca em direção nordeste a 13 km/h, de acordo com o boletim do SMN.
"Se continuar sua atual direção e velocidade de deslocamento, espera-se que o centro do furacão Jova toque a terra entre 1h e 2h desta quarta-feira (entre 3h e 4h de Brasília)", indicou o SMN.
O Serviço Meteorológico previu que, nas próximas horas, já em território do estado de Jalisco, o Jova será rebaixado a categoria 1, com ventos máximos de 120 km/h e sequências de 150 km/h.
Jalisco, com 7,1 milhões de habitantes, inaugura na próxima sexta-feira em Guadalajara, sua capital, os Jogos Pan-Americanos.
As autoridades do México estabeleceram uma zona de alerta que vai de El Roblito, no estado de Sinaloa, a Punta San Telmo, no estado de Michoacán, por "chuvas intensas em Michoacán, Colima, Jalisco, Guerrero e Nayari".
O SMN recomendou a quem fizer navegação marítima nas imediações do fenômeno "tomar precauções devido aos efeitos intensos das chuvas, ondas e vento", e pediu à população dos cinco estados com eventuais afetações que atenda às indicações das autoridades perante a presença do furacão.
Jova é o nono furacão da atual temporada de ciclones no Pacífico, após "Adrián", que alcançou a categoria 4, "Beatriz" (1), "Calvin" (1), "Dora" (4), "Eugene" (4), "Greg" (1), "Hilary" (4) e "Irwin" (1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...