sábado, 17 de dezembro de 2011

Egito confirma que distúrbios deixaram 8 manifestantes mortos

Pelo menos oito pessoas morreram na sexta-feira (16) e outras 299 ficaram feridas no Egito, em choques entre manifestantes e militares junto à sede do Conselho de Ministros, no centro do Cairo, informou neste sábado (17) o subsecretário de Saúde Adel Adaui, segundo a agência de notícias estatal 'Mena'.

Uma fonte dos serviços de segurança disse às agências internacionais de notícias que os soldados detiveram também vários participantes dos distúrbios - sem mencionar o número de detidos, e na manhã deste sábado puseram fim à manifestação junto à sede governamental.
A televisão egípcia afirmou que o Exército instalou cercas nas proximidades do edifício do Conselho de Ministros para impedir o retorno dos manifestantes.
Manifestante mostra as mãos sujas de sangue após manifestações que deixaram dois mortos no Cairo (Foto: Mohammed Abed / AFP)Manifestante mostra as mãos sujas de sangue após manifestações que deixaram dois mortos no Cairo. (Foto: Mohammed Abed / AFP)
Segundo uma testemunha, que se identificou como Walid, porém, as forças armadas não conseguiram dispersar os manifestantes, que só desistiram dos protestos após serem convencidos por civis mais velhos a evitarem mais vítimas.
O grupo opositor Irmandade Muçulmana condenou os distúrbios e reconheceu estar "impressionado" após ver que o Exército "matou cidadãos e feriu muitos deles em Maspero, na rua Muhamad Mahmoud e recentemente nas ruas do Parlamento e de Qasr al Aini".
A Irmandade Muçulmana se queixou em comunicado que "nenhum dos militares responsáveis por estes crimes foi castigado".
Os distúrbios ocorreram enquanto acontece a apuração de votos do primeiro turno da segunda etapa das eleições parlamentares egípcias, as primeiras após o triunfo da revolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...