quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Paraíba terá roteiros turísticos rurais com foco na Copa de 2014



Turismo Rural
Mais de 600 mil turistas estrangeiros e três milhões de brasileiros deverão circular pelo país na Copa do Mundo de Futebol 2014, segundo estimativas do Ministério do Turismo (MTur). Para aproveitar esse potencial e gerar negócios também entre os empreendimentos rurais, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), MTur e Sebrae, através do projeto Talentos do Brasil Rural, selecionaram 24 roteiros turísticos para receberem apoio na comercialização de seus produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico. Municípios da Paraíba fazem parte de três roteiros.
Por meio de chamada pública, no ano passado, foram oferecidas duas vagas para cada uma das doze cidades-sede da Copa. A localização foi um dos critérios da seleção. Os roteiros deveriam estar a, no máximo, três horas de distância de uma das sedes do mundial. A Paraíba, por estar em um ponto estratégico da região Nordeste, entre os Estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, onde as capitais são cidades sede, terá três roteiros que passam por seus municípios.
Desses roteiros que contemplam a Paraíba, dois iniciam em Natal (RN) e um em Recife (PE). O primeiro roteiro, “Caminhos dos Engenhos” passa pelo Brejo paraibano. São dois dias, saindo de Natal, com destino a Bananeiras e Areia. O segundo é uma “viagem à nação potiguara”, passando pelas cidades de Mamanguape e Baía da Traição, onde há um rico potencial cultural e artístico dos índios potiguaras.
O terceiro roteiro viaja pela cultura quilombola paraibana. Os turistas sairão de Recife e passarão pelas cidades paraibanas de Alhandra, Pitimbu, Jacumã e Conde, onde há a comunidade quilombola Gurugi, que produz artesanato em cerâmica e promove a cultura do maculelê, coco e capoeira.
A partir de fevereiro, o Sebrae-PB, em parceria com o Governo do Estado e Prefeituras irá iniciar projetos de consultoria e organização das cooperativas e associações culturais para que elas possam atender bem o turista. “O aumento no fluxo de turistas irá gerar mais negócios para esses pequenos empreendedores. A ideia é divulgar esses roteiros não apenas no período da Copa, mas durante todo o ano”, afirmou a analista do Sebrae Paraíba, Maísa Duarte.
Paraíba também terá outros roteiros turísticos Além dos roteiros rurais, a Paraíba foi selecionada pelo MTur com 10 destinos e produtos (sol, mar, esporte e cultura) para receber turistas durante a Copa do Mundo. A intenção do ministério é incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego.
No segmento Sol, Praia e Esporte, o MTur selecionou as cidades de João Pessoa, Cabedelo, Lucena e Conde. No segmento Cultural, foram selecionadas as cidades de Campina Grande, Pocinhos, Ingá, Bananeiras e Guarabira. Os municípios selecionados terão preferência na destinação de recursos e no destaque da promoção oficial.
Turismo em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...