sexta-feira, 9 de março de 2012

Após denúncia de preconceito racial, Conar pede que Gallo mude anúncio

Após denúncia de preconceito racial, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) recomendou a alteração do anúncio publicitário em mídia impressa do Azeite Gallo com os dizeres: “Nosso azeite é rico. O vidro escuro é o segurança”. O anúncio, publicado em uma revista, promove a embalagem nova do azeite, feita de vidro escuro.

De acordo com comunicado do Conar, a recomendação ocorreu por maioria de votos.
"Os conselheiros seguiram o voto do relator, que considerou não haver no anúncio intenção racista mas ponderou que ele permite tal interpreção e que a comunicação não deve dar margem a associações equivocadas, pela responsabilidade social que tem", diz a nota.
O conselho sugeriu, então, uma alteração no anúncio de modo a extinguir a possibilidade de interpretações discriminatórias.

No dia 29 de fevereiro, o Conar informou que o conselho iria julgar em março a peça publicitária.

Na interpretação do denunciante, informou o Conar, a frase associa, de modo preconceituoso, seguranças a negros. A reclamação foi feita em novembro de 2011 por um consumidor.

O Conar, como entidade privada, não tem poder punitivo.
Em nota, o Azeite Gallo disse que a agência publicitária AlmapBBDO, responsável pela criação do anúncio, recebeu a informação de que o material não foi considerado racista, porém pode dar margem a outras interpretações e que, por isso, deverá ser alterado.
"Muito embora não tenha recebido o teor oficial da decisão do Conar até o presente momento e como o anúncio foi veiculado no ano passado e não voltará à mídia, a agência não pretende recorrer da decisão do Conar", diz a nota.

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