sexta-feira, 9 de março de 2012

Juntinhos: Colunista ligado a Cícero Lucena revela que Ricardo e Maranhão estão a um passo da reconciliação



Há muito que o Jampanews identifica e reconhece motivos para que PSB e PMDB reatem suas relações depois de duas alianças vitoriosas que garantiram a conquista da Prefeitura da capital. Os ruídos vindos de setores das duas legendas sinalizam para uma reaproximação considerada mais do que obvia e imbatível já que pesquisas de consumo interno confirmam o favoritismo das siglas no maior reduto eleitoral do estado, caso fechem mais uma aliança em 2012.

Essa tendência já havia sido analisada por um peemedebista histórico o jornalista Cristiano Machado, ex-presidente do diretório municipal do PMDB em João Pessoa, filho do ex-deputado estadual Jório Machado e pessoa da mais estrita confiança do ex-governador José Maranhão.

Cristiano, em artigo publicado no seu portal Momento PB, alinhou uma meia dúzia de argumentos mostrando a viabilidade da composição que faria com que a prefeitura permanecesse nas mãos das duas legendas, velhas parceiras na política, desta vez invertendo a cabeça de chapa.

Reforçando o que havia previsto Lira Machado agora é a vez do colunista do ClickPB, Clilson Junior, revelar que fonte de sua mais estrita confiança lhe repassou informações relatando contatos mantidos entre Ricardo Coutinho e José Maranhão visando recompor as força vitoriosas de 2004 e 2008.

O relato de Clilson tem mediador (um publicitário), dia, hora e local, além de declarações de pessoas envolvidas no processo de articulação política que contou inclusive com a participação de Eduardo Campos.

Segundo o jornalista, um dos mais ferrenhos opositores do governador, Ricardo teria ponderado a Maranhão de que, haveria mais coisas a uni-los do que a separá-los. Em razão desses aspectos positivos e das afinidades construídas nesse período entre tapas e beijos esperam-se mudanças radicais no processo eleitoral e na composição de chapas.

Transcrevemos abaixo o artigo de Clilson Junior que confirma o que já havia sido prenunciado pelo Jampa e pelo Momento PB:

Maranhão e Ricardo: juntos e misturados

Contado por fonte que merece respeito, a nova história de aliança que está para acontecer na política da Paraíba deverá modificar todos os cenários políticos desenhados até hoje, visando às eleições municipais.

O relato que chegou a este colunista, diz respeito a encontros políticos acontecidos na noite de ontem, nas cidades de João Pessoa e Recife. O resultado deve mexer com as alianças, até hoje edificadas e demarcadas até este presente instante. O primeiro encontro aconteceu em João Pessoa, com a presença de um publicitário enviado por Ricardo Coutinho para uma conversa com o ex-governador José Maranhão. Escolhido a dedo para mediar esta primeira conversa com Maranhão, o publicitário teve a missão inicial de tentar selar uma costura para unir as forças do PMDB, PSB e PT, agora em 2012. Em linhas gerais, o acordo levaria a inversão de 2004, ficando o PMDB como cabeça (leia-se Maranhão) e o vice, uma indicação de confiança de Ricardo Coutinho. A engenharia teria recebido o aval, endosso e assinatura do deputado Luiz Couto, que seria beneficiado como candidato “único” do novo grupo, à única cadeira do Senado em 2014.

Em Pernambuco, outro encontro, desta vez com pessoas ligadas ao governador Eduardo Campos, que após diversas avaliações, teria concordado com a costura paraibana, depois de terem matematicamente provas de que até junho não teriam candidatura competitiva em João Pessoa e em Campina Grande. 


Durante a reunião, um dos pontos mais discutidos amplamente foi o afastamento do senador Cássio Cunha Lima, no momento de tantas dificuldades enfrentadas pelo governo Ricardo nesses primeiros 15 meses de administração. “Vão-se os dedos ficam os anéis, vão-se os falsos ficam os fieis”, teria dito Ricardo ao autorizar o enviado para a conversa com Maranhão. Ricardo teria tomado conhecimento da aproximação de Cássio com Veneziano, através de Vital do Rego, em Brasília.

Esta não é a primeira tentativa de reaproximação e conversas para promover a composição do PMDB com a ala governista na Casa Epitácio Pessoa. Deputados do PMDB não assumem, mas em OFF dizem abertamente que entre Maranhão e Ricardo há mais motivo para uma reaproximação do que para uma separação entre o bloco ricardista.

No ano passado, o próprio chefe de gabinete de Ricardo revelou que já havia mantido diversas conversas com vários deputados no legislativo: Frei Anastácio, Luciano Cartaxo e Anísio Maia que tem a mesma raiz de Ricardo Coutinho nos movimentos sociais. Devemos lembrar que Gervásio, o pai, foi o super secretário e articulador do Governo de RC. Ainda em 2008, o coordenador geral da campanha de Ricardo Coutinho foi Gervásio Filho. 

O recado de Ricardo para Maranhão foi revelado em apenas uma frase: “Maranhão, aquilo que nos une é mais forte do que aquilo que nos separa”. 

JampaNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...