quarta-feira, 14 de março de 2012

Veja dicas de como estudar leis que podem cair em concursos públicos


Na coluna de vídeo desta semana, a especialista em concursos Lia Salgado* responde a dúvidas dos internautas sobre como estudar leis que podem cair em provas de concursos.
"Em relação às disciplinas de direito, que são comuns nos concursos da Polícia Federal e Receita Federal, estas são cobradas na forma de lei seca?", pergunta o internauta Cristiano Assis .
Mande dúvidas sobre concursos no espaço para comentários; perguntas selecionadas serão respondidas em coluna quinzenal
Segundo Lia, o internauta quer saber se esses concursos cobram apenas o texto da lei ou um entendimento mais profundo. "Estamos falando de atividades bastantes complexas e com ótimos salários também. É exigida uma compreensão bastante ampla e profunda da lei porque você precisa saber aplicar o que foi estudado."
A especialista explica que as provas cobram a doutrina, que são as divergências de opinião de estudiosos do assunto, e também é comum cobrarem a jurisprudência, que são as tendências de julgamento e súmulas.
Para ter um bom programa de estudos e saber quais disciplinas devem ser priorizadas, Lia indica que os candidatos realizem provas anteriores para saber o que é cobrado. "Provas de dois ou três anos do Esaf e do Cespe vão mostrar o quanto você precisa aprofundar seu estudo de direito", completa. 
Nível médio na PFOs internautas Viviane e Julio Inglesas têm a mesma dúvida. Eles querem saber se é necessário ter apenas nível médio para prestar concurso para o cargo de agente da Polícia Federal.
Lia ressalta que a PF possui três cargos com nomes parecidos, mas com atribuições e requisitos diferentes. "Na carreira administrativa temos o agente administrativo de nível médio e o agente administrativo de nível superior. Já na carreira policial, com atribuições específicas da área de segurança, temos o agente da polícia federal e o requisito para ocupar esse cargo é graduação de nível superior."
A especialista lembra que não há previsão de concurso para a carreira administrativa, mas que o concurso para a carreira policial teve 500 vagas autorizadas para o cargo de agente da polícia federal. "O concurso deve acontecer a qualquer momento. Inclusive, foi solicitada e autorizada uma redução do prazo entre a publicação do edital e da prova, que costuma ser de pelo menos 60 dias, que agora será de 45 dias", diz Lia.
Estudo para o TRE-SP"Vou fazer o concurso do TRE-SP para o cargo de técnico judiciário - administrativo (nível médio) e optei por estudar os conhecimentos específicos. Assisti aulas pela internet para me familiarizar com o assunto, porém quando peguei uma prova do concurso anterior fiquei muito assustada, pois tudo era mais complexo. Gostaria de saber se existe alguma dica para eu não deixar informações importantes de lado", relata a internauta Fernanda.
"A aula é para dar uma apresentação geral do conteúdo da disciplina. É como se fosse uma alfabetização para quebrar o gelo para o aluno que não é da área de direito. Se o professor fosse dar todo o assunto, de forma bastante detalhada e profunda, ele precisaria de muito tempo e seria até difícil para esse aluno acompanhar o conteúdo", cometa Lia.
Para aproveitar o curso, a especialista indica que os candidatos assistam às aulas e ao mesmo tempo reservem um tempo para fazer exercícios. Dessa forma, segundo ela, é possível perceber o que não foi compreendido e melhorar o aproveitamento das aulas seguintes. "Depois que chegar ao fim da matéria você vai começar a resolver provas anteriores para ver se esse estudo foi suficiente ou se é preciso aprofundar mais", recomenda.
"Os concursos têm sido mais complexos. Antigamente em vários concursos, principalmente de nível médio, bastava saber a letra da lei para resolver muita coisa e hoje não é mais assim", completa Lia.
*Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...