quinta-feira, 3 de maio de 2012

EUA divulgam documentos achados em esconderijo de Bin Laden


Os Estados Unidos publicaram nesta quinta-feira (3) 17 documentos encontrados no complexo onde Osama Bin Laden, ex-líder da rede terrorista al-Qaeda, se escondia durante a operação do exército americano que terminou com sua morte.
Um dos documentos divulgados mostra que Bin Laden estava preocupado com os ataques da al-Qaeda que causavam a morte desnecessárias de muçulmanos e aconselhou seus assessores a ter mais cuidado para poupar a vida de civis, segundo carta que ele escreveu em maio de 2010.

Crianças paquistanesas jogam críquete perto de muro da casa onde foi morto Osama bin Laden, no Paquistão (Foto: Aamir Qureshi / AFP)O líder da al-Qaeda, morto num ataque americano há um ano, falou da "necessidade de cancelar outros ataques devido à possibilidade de mortes desnecessárias de civis" em países muçulmanos, de acordo com a carta.

Os documentos incluem cartas ou rascunhos de cartas datadas entre setembro de 2006 e abril de 2011, um total de 175 páginas escritas em árabe.
A Casa branca autorizou desclassificar os documentos, que estão publicados on-line nos sites do Centro de Combate contra o Terrorismo da academia militar de West Point (veja o site, em inglês).
Também há correspondências internas da al-Qaeda, além de cartas de Bin Laden e de líderes do grupo associado no Iêmen, assim como de militantes na Somália e no Paquistão.
A divulgação dos documentos é parte do marco de aniversário da morte de Bin Laden, no dia 1º de maio de 2011, durante a qual o presidente Barack Obama e seus colaboradores relembraram a operação secreta das forças de elite SEALS da marinha, que acabou com a vida do líder da al-Qaeda.
g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...