sexta-feira, 20 de julho de 2012

Diplomatas brasileiros deixam Síria; embaixada segue aberta


O Brasil transferiu diplomatas de Damasco para Beirute devido à "deterioração da segurança" na Síria mas manteve o funcionamento de sua embaixada no país, informou o Itamaraty nesta sexta-feira (20).
Os quatro diplomatas, além de outros funcionários, foram levados na manhã de sexta para a capital do Líbano de onde farão o atendimento administrativo. Um funcionário de nacionalidade síria foi mantido na representação brasileira em Damasco. "A embaixada está funcionando, mas em ritmo diferente", disse o porta-voz da chancelaria, Tovar Nunes. "Nós não rompemos relaçoes com o Estado Sírio", completou.
O governo vinha estudando a possibilidade de retirar os diplomatas desde o início da semana, decisão que foi tomada por conta da escalada da violência na Síria nas últimas 48 horas, disse Tovar.
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, fez consultas à Liga Àrabe antes de autorizar a transferência, acrescentou o porta-voz.
Segundo Tovar, o Itamaraty decidiu divulgar a saída dos diplomatas apenas depois de eles terem chegado a Beirute por motivos de segurança.
Para falar com o funcionário da representação de Damasco, o Itamaraty forneceu os seguintes números: (963-11) 612-4551/4552/4557.
g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...