sexta-feira, 20 de julho de 2012

Secretaria de Saúde confirma quatro mortes por dengue em 2012 na PB


Subiu para quatro o número de mortes por dengue na Paraíba em 2012. A informação de que mais duas pessoas foram vítimas da dengue hemorrágica na Paraíba foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde na quinta-feira (19).  Em maio, foram confirmadas outras duas mortes por dengue. Do início do ano até 13 de julho foram notificados 7.953 casos de dengue o estado.
Segundo a Secretaria de Saúde, em relação ao ano de 2011, há uma diminuição do número de casos. No mesmo período no ano passado, foram registrados 14.764 casos da doença. A redução chega a 46,1%. Em 2011, nove pessoas morreram com a doença na Paraíba.

Mortes
Os três municípios que apresentam o maior número de notificações foram João Pessoa (2.924), Cabedelo (1.122) e Patos (389). Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o órgão vem realizando visitas técnicas aos municípios com o objetivo de monitorar a execução das ações que constam em cada Plano de Contingência dos locais que mais registraram casos.
A primeira morte por dengue hemorrágica registrada neste ano na Paraíba foi de uma idosa de 64 anos de Itabaiana, no Agreste paraibano, em março. O caso só foi divulgado em abril deste ano. A Secretaria de Saúde do município confirmou que pelos resultados dos exames e do atestado de óbito a mulher foi vítima da dengue tipo 4.

Em abril, uma menina de 7 anos morreu em Patos, a 307km de João Pessoa. Ela deu entrada no Hospital Infantil de Patos no dia 14 de abril e foi internada na área de urgência e emergência da unidade. Segundo o diretor técnico da instituição, Almir Soares Cavalcante, a menina apresentava os sintomas de dor abdominal, vômito, falta de ar e desconforto respiratório. O quadro se agravou na manhã dia 15 de abril, quando ela passou a ter taquicardia e foi encaminhada à UTI Infantil. A menina morreu às 4h do dia 16 de abril.
Os casos mais recentes ocorreram em João Pessoa. Em maio, uma idosa de 97 anos morreu na capital. Já em junho, um jovem de 19 anos também morreu em João Pessoa. Segundo Talita Tavares, gerente executiva de Vigilância em Saúde, em todos os quatro casos as pessoas foram vítimas de dengue hemorrágica e, em pelo menos dois deles, elas já tinham a saúde comprometida por outros tipos de doenças.
Prevenção
Para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypt, a Secretaria Estadual da Saúde alertou que deve-se evitar o acúmulo de água em locais em que ela fique armazenada, como vasos de plantas, garrafas e latas. Suspeitas de ocorrência de dengue com complicações, febre hemorrágica ou óbito devem ser comunicadas ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), pelo telefone (83) 8828-2522 (plantão 24 horas).

g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...