sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Elenco de 'À beira do caminho' elogia e canta músicas de Roberto Carlos


Dira Paes estreia nos cinemas nesta sexta-feira (10) no papel de Rosa, uma mulher em busca do grande amor de sua vida. “À beira do caminho”, filme de Breno Silveira, o mesmo diretor de “Dois filhos de Francisco”, é o terceiro longa lançado neste ano que tem a participação da atriz.
Pontuado por frases de autoajuda em para-choques de caminhão, o filme conta a história de João, um caminhoneiro amargurado por uma desilusão amorosa, que é obrigado a rever suas opções de vida ao conhecer o menino Duda. A trilha sonora tem papel fundamental na produção. Segundo Breno Silveira, o elenco "não parou de ouvir as canções de Roberto Carlos durante toda a filmagem." Dira recorda que embalou o filho ao som de "Como é grande o meu amor por você", uma de suas canções preferidas. Eles confessam intimidade com as músicas do Rei e, afinados, cantarolam trechos das favoritas (veja no vídeo acima).
Dira Paes e João Miguel são os protagonistas do terceiro longa de Breno Silveira (Foto: Gabriel Barreto/Divulgação)
Sentimental, a moral da história, na visão da atriz, é a crença no amor. “A verdadeira mensagem do filme é que o amor é o remédio, o antídoto contra a desesperança. Muita gente não se dá a segunda chance. Não deixe nada à beira do caminho.”'
Dira destaca o valor pedagógico de Rosa, principalmente para o público feminino. “A questão do grande amor fica dentro da mulher desde que ela se entende por menina. E esse encontro tem tudo para dar errado. A mulher idealiza muito e esse primeiro amor pode ser um entrave na sua vida durante um longo período. Vai ser legal pra quem já teve uma experiência frustrada, ver como é importante entender o sentimento e poder estar livre para outros.”
Para viver o personagem quase homônimo, o ator João Miguel ("Cinema, aspirinas e urubus", de 2004, e "Estômago", 2007) buscou referências no cinema internacional. Revisitou clássicos como “Paris, Texas”, de 1984, do diretor Wim Wenders, e se inspirou no homem rabugento vivido por Clint Eastwood no longa Gran Torino, de 2008. Abrasileirou tal laboratório com sua própria experiência de vida.
“Eu me considero um cara que vive em deslocamento, reparando em gente. A parceria com o Breno vai muito do aspecto do que é o emocional do brasileiro, independente da forma. Eu sou branco de tenho uma tataravó que era negra. Isso é o Brasil.” O longa é um road movie das canções de Roberto, e percorre o país pelas estradas da Bahia a São Paulo. 
Vinicius Nascimento vive Duda,menino orfão de mãe que tenta encontrar o pai que o abandonou antes dele nascer  (Foto: Gabriel Barreto/Divulgação)
O tema, associado às tristezas pessoais durante o processo de filmagem – um grande amigo de João faleceu, e o diretor Breno Silveira perdeu a mulher – sobrecarregou de emoção a produção no set. “Foi o filme que eu mais chorei fazendo. Fala do amor, desse cardíaco queimando. Foi muito marcante. Durante a filmagem perdi um amigo, o mestre africano Sotigui Kouyaté. E foi muito significante conviver com essa dor e ter uma criança como meu parceiro no filme", revela João.
Selecionado entre 500 meninos, Vinicius Nascimento, aos 14 anos, interpreta Duda, um garoto que após a morte da mãe, vê no caminhão de João o atalho para deixar a Bahia em busca do pai desconhecido. "Foi uma experiência inédita pra mim, sorte assim não bate na porta duas vezes. Aprendi [com esse filme] que a gente não pode dar as costas pro passado que já foi presente", explica ele. Vinicius tem uma história de vida parecida com a de seu personagem. "Quando eu nasci meu pai não assumiu a parternidade. Não quis saber de nada", comenta. 
O papel rendeu ao ator mirim lugar cativo no coração de Dira Paes. “Tenho que declarar que o filme vale a pena pela interpretação do Vinicius e do João Miguel. Eles se complementam e é lindo esse encontro do intérprete maduro com o infanto-juvenil, que está despertando a sua inteligência. Esse menino foi um grande ator no filme.”
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...