quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Após quase três meses, termina greve do IFPB de Campina Grande, na PB


Após quase três meses, os 150 servidores, aproximadamente, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) do campus de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, decidiram encerrar a greve. A decisão foi tomada em assembleia na tarde da terça-feira (4) e os professores e técnicos da instituição definiram que voltam ao trabalho a partir da segunda-feira (9), mas as aulas só serão retomadas no dia 17 deste mês.

Em
 João Pessoa, os servidores do IFPB realizaram uma assembleia na segunda-feira (3) e decidiram pela continuação do movimento, contrariando orientação do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). Uma nova reunião está marcada para o próximo dia 12. Já no campus de Cabedelo, uma assembleia será realizada nesta quarta-feira (5) para definir o futuro da greve.Os servidores estavam com as atividades paralisadas desde o dia 13 de junho e mais de dois mil estudantes estavam sem aula. Apesar do fim do movimento grevista, os professores informaram que vão continuar mobilizados lutando por melhorias, mas que entenderam que era a hora de voltar. Os servidores reivindicam a reestruturação da carreira, aumento salarial de aproximadamente 22,08% e garantias da previdência, além da melhoria nas condições de trabalho e o repasse de 10% do PIB nacional para educação.
Além do IFPB, alunos de outras instituições públicas federais no estado sofrem com os movimentos grevistas. Já são 112 dias da greve dos professores das universidades federais da Paraíba e de Campina Grande (UFPB e UFCG). Na primeira, mais de 40 mil alunos estão sem aulas e na UFCG são quase 25 mil estudantes prejudicados. Os professores reivindicam, entre outras coisas, melhores salários e que os níveis de carreira da classe sejam uniformizados, que exista apenas um nível. Atualmente, são 17.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...