quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Consumidores da Paraíba estão mais otimistas, aponta pesquisa do Ifep


As contratações temporárias para as vendas de fim de ano no comércio de João Pessoa tiveram influência na alta do otimismo do consumidor paraiba, acredita presidente da Fecomércio (Foto: Fecomércio-PB)Pesquisa entrevistou 400 pessoas na Paraíba
(Foto: Fecomércio-PB)
Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (Ifep) aponta que os consumidores da Região Metropolitana de João Pessoa estão mais confiantes. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou uma alta de 1,26% em comparação com o mês de agosto, de acordo com o estudo, atingindo 146,55 pontos.
O levantamento também aponta que, na comparação anual, também houve uma alta no índice de confiança do consumidor de 2,51% em relação a setembro de 2011. A confiança do consumidor paraibano passou de 142,96 pontos contra 146,55 pontos registrados em setembro deste ano. O estudo lembra que a confiança do consumidor varia numa escala de 0 a 200. De acordo com criérios da Federação do Comércio da Paraíba (Fecomércio), abaixo de 100 indica pessimismo e acima desse índice, otimismo.
Marconi Medeiros, presidente da Fecomércio-PB, atribui o aumento da confiança do consumidor paraibano à chegada do período de contratações temporárias no comércio, além de mudanças que devem acontecer na vida da sociedade com a chegada de novos governantes e representantas ao poder. “Esta elevação no índice de confiança do consumidor pode ser atribuída, em parte, ao surgimento das novas vagas temporárias que serão ofertadas no período natalino. Além desse fator, a proximidade das eleições faz com que os consumidores criem expectativas de melhora que influenciam positivamente no nível de confiança do consumidor”.

Avaliação por escolaridade
Igualdade na confiança
A pesquisa aponta também, segundo a Fecomércio-PB, que tanto os homens quanto as mulheres estão otimistas. O nível de confiança deles registrou 146,01 pontos (aumento de 1,39%). Já o índice de confiança delas registrou 147,10 (alta de 1%).

O levantamento mostra ainda que o ICC é mais alto entre os consumidores que concluíram o Ensino Médio, crescimento de 1,62%. O ICC desse público passou de 144,34 pontos em agosto deste ano para 146,68 pontos em setembro, também de 2012.

Análise por renda
Os consumidores que têm rendimentos entre três e quatro salários-mínimos foram os que mais se mostraram confiantes, de acordo com o levantamento (alta de 2,19%).

Abrangência e metodologia
A pesquisa compreende dois subindicadores: Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e o Índice de Expectativa do Consumidor (IEC). O ICEA, que mede o sentimento do consumidor em relação ás condições econômicas dele atuais registrou, de acordo com o levantamento da Fecomérico-PB, um aumento de 1,58%. Já o IEC, que mede o sentimento do consumidor com relação às condições econômicas futuras, teve uma alta de 0,99%.

A pesquisa realizada pelo IFEP entrevistou 400 pessoas na região metropolitana de João Pessoa entre os dias 1 e 2 de setembro de 2012. De acordo com a Fecomércio-PB, o levantamento tem como base o Índice de Confiança do Consumidor desenvolvido pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e adaptado à realidade paraibana. O objetivo é fazer uma análise de um conjunto de informações sobre a conjuntura econômica do presente e do futuro entre consumidores na micro e macroeconomia.
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G1

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