quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Polícia divulga estatísticas de roubos e furtos de carros em João Pessoa


Mais de 100 carros foram furtados, levados sem violência, em João Pessoano ano de 2011. Esse foi um dos números divulgados nesta quarta-feira (26) pela Delegacia de Roubos e Furtos da capital. O levantamento detalha também os números dos carros roubados.
De acordo com o relatório, no último ano, foram 101 carros furtados. O modelo preferido pelos assaltantes é o carro popular, com duas portas e de motor 1.0. O ano de fabricação do veículo que teve mais registros de furtos foi o de 1994. As cores preferidas são, principalmente, a branca, com 22 furtos, e a azul, com 16. Os homens foram vítimas 87 vezes, e as mulheres, apenas 14.
O relatório das motos mostra que foram 73 casos de furtos registrados. Com 18 casos, as motos de 150 cilindradas são as mais visadas. Segundo o relatório, as motos fabricadas em 2010 foram as que mais sofreram. Diferentemente dos carros, a cor preta, com 29 casos, e a vermelha, com 24, são as que tiveram mais registros. Os homens também foram maioria nesse caso, sendo vítimas do crime em 61 vezes, enquanto as mulheres foram furtadas em 12 vezes.
O relatório da Delegacia de Roubos e Furtos mostrou ainda que 166 carros foram roubados, também no ano de 2011, sendo em 23 casos um veículo Sedan de luxo, de motor 2.0. A caminhonete pequena, com 17 registros, também foi um dos veículos mais roubados. Os carros de cor prata, com 58 roubos, e preta, com 48, foram os mais visados, de acordo com as estatísticas do levantamento.Os motoristas sofrem esses crimes, na maioria, na terça-feira, entre 9h e 11h, no bairro do Centro. Novamente o bairro do Centro foi o mais notificado sobre os furtos de motos, sendo a segunda-feira o dia com mais casos, na maioria das vezes, às 12h.
O Bairro dos Estados foi o local onde mais casos foram denunciados à polícia, tendo em sua maioria os homens, e acontecendo na quarta-feira ou sexta-feira.
O delegado de Roubos e Furtos, Leonardo Souto Maior, quando perguntado sobre a alto número de homens que foram vítimas nesse tipo de crime, disse que “tem que ser levado em consideração que a cidade possui mais homens dirigindo do que mulher. Não é uma escolha, é uma questão de proporcionalidade”.
“Com a catalogação desses dados e percebendo padrões, conseguimos prender uma quadrilha que roubava em torno de 16 carros por mês, e foi responsável pelo roubo de, aproximadamente, 160 veículos. Aos poucos, quando se vai descobrindo a dinâmica do crime, percebe-se que que os veículos que são subtraídos aqui na Paraíba, são encontrados em outros estados, muitas vezes na região do Norte, sendo trocados por drogas ou armas, e retornando em forma de dinheiro para outros estados”, afirmou o delegado.

Leonardo Souto Maior comentou ainda sobre as 183 motos roubadas em 2011, sendo em sua maioria, o modelo de 150 cilindradas de 2010. Novamente, assim como os dados das motos furtadas, as de cor preta e vermelha foram as mais visadas. O bairro do Geisel foi o local onde mais aconteceu os roubos.

Segundo o delegado, “a escolha de modelo, cor e ano de fabricação é baseado no comércio, pois existe uma encomenda desses roubos”.
“É importante nunca reagir. Os momentos de embarque e desembarque é quando o motorista está mais fragilizado, então antes de sair de casa, a pessoa deve perceber se existem pessoas estranhas. E esse critério de pessoas suspeitas não é a roupa, e sim a aproximação, sempre desconfiando”, finalizou.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...