sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Docentes da PB aprovam indicativo de suspensão de greve na UFCG


Campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) (Foto: Divulgação)Greve na Universidade Federal de Campina Grande
já dura 114 dias (Foto: Divulgação)
Após 114 dias em greve os professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) decidiram que podem suspender a greve a partir da segunda-feira (17). A decisão foi tomada em assembleia na quinta-feira (6). A categoria aprovou um indicativo de suspensão e vai informar ao Comando de Greve Nacional. Na terça-feira (11) será definido em uma nova reunião se eles voltam realmente e se as aulas serão recomeçadas no dia 17. O intuito e que todas as universidades federais deixem a greve. Os professores da UFCG vão aguardar um posicionamento do Comando Nacional dizendo se também vão suspender o movimento.
A Associação dos Docentes da UFCG informou que o movimento grevista e as reivindicações continuam, mas que eles querem suspender, ao menos temporariamente, a paralisação das atividades por entenderem que a medida não estava rendendo resultados. Eles avaliaram que a luta no Congresso para modificar o Projeto de Lei que modifica a carreira dos professores poderia demorar para obter resultados e a paralisação se estenderia por muito tempo.

Na UFCG são quase 25 mil alunos. A reitoria informou que vai esperar o término da greve para estudar mudanças no calendário letivo, mas adiantou que o período 2012.2 deve se estender pelos primeiros meses de 2013. Na quarta-feira (5), professores da Universidade Federal da Paraíba (
UFPB) também se reuniram, mas decidiram pela manutenção da greve. Na instituição, são mais de 40 mil alunos sem aulas.Apesar da suspensão, o intuito da categoria é continuar em greve, mas com as aulas acontecendo normalmente, no sentido de pressionar o governo a retomar as negociações da sua pauta, que inclui a reestruturação da carreira, melhoria das condições de trabalho e a modificação do Projeto de Lei que o governo enviou para mudar a carreira da categoria e que foi rejeitado pelos professores.
Já os servidores federais das duas universidades, que também estavam com as atividades paralisadas, decidiram aceitar a proposta do Governo Federal e voltaram ao trabalho na segunda-feira (27). A proposta do Governo Federal, que foi aceita pelos servidores, é de um reajuste salarial de 15,8% até 2015, a partir de 2013. Os servidores queriam 22% de aumento.
IFPB
Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba da Paraíba (IFPB), após quase três meses em greve, também estão retomando aos poucos as as atividades. Nos campus de Campina Grande eSousa os professores e técnicos voltam ao trabalho no dia 10 e as aulas serão reiniciadas no dia 17 deste mês.

Apesar do fim do movimento grevista, os professores informaram que vão continuar mobilizados lutando por melhorias, mas que entenderam que era a hora de voltar. Os servidores reivindicam a reestruturação da carreira, aumento salarial de aproximadamente 22,08% e garantias da previdência, além da melhoria nas condições de trabalho e o repasse de 10% do PIB nacional para educação.
Em João Pessoa, os servidores do IFPB realizaram uma assembleia na segunda-feira (3) e decidiram pela continuação do movimento, contrariando orientação do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). Uma nova reunião está marcada para o próximo dia 12. Já no campus de Cabedelo, uma assembleia será realizada nesta quarta-feira (5) para definir o futuro da greve.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...