terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Onça que invadiu hospital em Mogi Guaçu, SP, é capturada em árvore


Onça capturada em Mogi Guaçu (SP) pelo Corpo de Bombeiros (Foto: Robert Douglas)Onça capturada em Mogi Guaçu (SP)
pelo Corpo de Bombeiros (Foto: Robert Douglas)
A onça que invadiu um hospital em Mogi Guaçu (SP) na madrugada desta terça-feira (8) foi capturada quando estava em cima de uma árvore nos arredores da unidade médica. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a corporação, a Polícia Militar e três funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) fizeram o cerco do animal, que é um macho.
De acordo com os bombeiros, a onça foi levada para o Zoológico de Paulínia (SP), onde receberá cuidados, já que machucou uma das patas durante a fuga. A analista ambiental do ICMBio, Márcia Rodrigues, estava presente na captura e contou detalhes ao G1. “Quando ela subiu na árvore, o veterinário que esta junto com a nossa equipe lançou um dardo tranquilizante. Logo depois ela ficou desacordada e nos fizemos a captura”, contou.
Márcia também explicou que a onça não oferecia risco nenhum para a população e que eles não têm informações de que esse tipo de animal seja violento. “Onça é um animal tímido, mas não ataca ninguém, só se ficar muito acuada”. Além disso, ela afirmou que por conta dessa mata de eucaliptos muitos animais estão invadindo áreas urbanas.Segundo Márcia, o animal pode ter escapado de uma mata de eucaliptos que pertence a uma indústria de papel. A analista ambiental também explicou que a onça capturada tinha dois anos e meio e que nessa idade elas ficam sem a mãe e procuram território. “Esse foi o motivo da fuga dela, ela ficou sem a mãe e estava sem um local para viver, por isso invadiu o hospital”, afirmou.
A onça vai ficar dois dias no zoológico de Paulínia para se recuperar e depois os funcionários do ICMBio vão estudar uma reserva ambiental para enviar o animal.
O caso
Uma onça surpreendeu os funcionários do Hospital São Francisco na madrugada desta terça-feira , em Mogi Guaçu. Segundo o Corpo de Bombeiros, ela invadiu o local por volta das 3h e ficou deitada em um gramado na parte de dentro da unidade, próximo ao laboratório. O corpo de bombeiros e a Polícia Militar foram acionados, isolaram a área e ficaram observando a movimentação do animal.

A recepcionista do hospital Valéria Magioli afirmou que é a primeira vez que aparece um animal deste porte no local. “Nós chegamos aqui e nos assustamos muito, vimos polícia, bombeiros, achamos que era um acidente em alguma das áreas do hospital”, contou.
Onça é capturada depoois de invadir hospital em Mogi Guqaçu (Foto: Robert Douglas/PM Mogi Guaçu)Onça ficou acuada em árvore antes de ser capturada. (Foto: Robert Douglas/PM Mogi Guaçu 
Para ler mais notícias do G1 Campinas e Região, clique em g1.globo.com/campinas. Siga também o G1 Campinas e Região no Twitter e por RSS.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...