sábado, 4 de maio de 2013

Aesa registra segundo açude sagrando em 2013 na Paraíba


O segundo reservatório de água da Paraíba atingiu sua capacidade máxima nesta sexta-feira (3), segundo a Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Segundo o relatório de monitoramento dos mananciais do estado, o açude de Vazante no município de Diamante no Sertão paraibano, sangrou nesta sexta-feira após atingir a capacidade máxima de aproximadamente 9 milhões de m³.
De acordo com a Aesa, choveu 40,2 milímetros na estação de Diamante nas últimas 48h. “Haverá no fim de semana a manutenção das chuvas em todo o estado, com aumento da nebulosidade e ocorrência de chuvas isoladas. Serão de maior intensidade no Litoral e Agreste e menor nas demais regiões, vindas do Oceano Atlântico", explica Alexandre Magno, meteorologista.
O açude Vazante se junta ao açude Cafundó, em Serra Grande também no Sertão do estado, a atingir a capacidade máxima. O açude Cafundó havia sangrado no dia 26 de março, após superar a capacidade de 313.680 m³.
“As chuvas que caíram na Paraíba foram chuvas finas ou moderadas, que não são suficientes para reabastecer os mananciais. Os açudes do Brejo ainda podem voltar à capacidade normal, devido à localização da quadra chuvosa, mas os açudes do Cariri, Curimataú e Sertão devem continuar em situação de alerta ou criticidade”, comentou Costa.Dos 121 açudes monitorados pela Aesa, 74 reservatórios se encontram com pelo menos 20% da sua capacidade, 33 estão com menos de 20% e 14 estão em situação considerada crítica com menos de 5% da capacidade. A maioria dos açudes em situação crítica estão localizados no Sertão. O gerente regional de bacias hidrográficas da Aesa, Isnaldo Costa, explicou que a situação nas regiões do Cariri, Curimataú e Sertão é preocupante devido à chegada do final do período chuvoso nestas regiões.
G1pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...