sábado, 10 de agosto de 2013

Fique atento aos problemas de saúde dentro de casa

O frio já chegou, o inverno se aproxima e a vontade de ficar mais dentro do que fora de casa cresce a cada olhada no cobertor quentinho. O que não vemos é que ácaros, fungos e bactérias de mofo também adoram ambientes quentes que favorecem a proliferação desses organismos. Mesmo sem perceber, no conforto de nossa cama podemos ser alvos de problemas respiratórios e alérgicos como rinite, sinusite, bronquite e chiados no peito.
O infectologista Jean Gorinchteyn indica como diminuir a incidência desses problemas de saúde com cuidados simples dentro de casa. Jean recomenda a higienização de certos ambientes e de focos de umidade.
Esvazie o guarda-roupa
Não tenha preguiça. Tire lençóis, cobertores, mantas do armário. Não se esqueça também de casacos e peças mais grossas do vestuário. Retire-os, lave-os e deixe-os ao sol para arejar. “Assim você promove a circulação do ar e diminui o foco de ácaros, fungos e outras partículas alergênicas”, explica o infectologista.

Limpando a casa
Jean diz que deve-se eliminar as grandes aglomerações de objetos dentro da casa antes da limpeza. Cadernos, livros, almofadas e o que mais acumular poeira. Ele também pede atenção para a limpeza da poeira que trazemos de casa em nossos corpos e em nossas roupas.

“É muito importante que a higiene da casa seja feita com pano úmido em solução de produto químico de limpeza com maior concentração de água. A grande concentração do produto químico pode ocasionar reações alérgicas como irritação de pele, dos olhos e rinite”, lembra Jean.
Ar condicionado
O aparelho de refrigeração do ambiente deve ser higienizado conforme especificações do fabricante. Jean afirma que a pessoa deve evitar o uso excessivo do aparelho e adverte que se não for acompanhado de manutenção, o equipamento pode reter umidade e se tornar um ambiente propício para o aparecimento de fungos.

Arrumação de férias
Aquela mudança de ambiente ou arrumação no quartinho que não vê luz há tempos precisa de  uma higienização segura para quem for limpar. A pessoa deve se proteger da poeira e de outras partículas alergênicas. Jean recomenda o uso de máscaras simples.

Não esquecer de fazer xixi
O infectologista destaca que em épocas mais frias do ano tendemos a reter mais líquidos e a beber menos água. Isso nos faz urinar menos, ou seja, nós limpamos menos a nossa bexiga. “Beber bastante água no inverno é recomendado para promover um  esvaziamento da bexiga e evitar infecções urinárias”, afirma Jean.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...