sábado, 12 de outubro de 2013

Banco de Leite na Paraíba não atende 40% da demanda por falta de doações

Equipe do banco de leite vai buscar a doação na casa da família doadora (Foto: Divulgação/CERBLHANC)
Alguns dos bebês que precisam de doação de leite materno não são atendidos na Paraíba. Segundo a diretora do Centro de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral (CERBLHANC), Thaíse Ribeiro, o motivo é a falta de doações das mães que têm leite sobrando.
Thaíse explicou que todos os bebês que têm entre 0 e 29 dias de vida, nasceram prematuros e têm patologia, têm prioridade e são atendidos pelos bancos de leite espalhados pela Paraíba. Porém, 40% da demanda ainda fica descoberta pelo serviço.


“As mães precisam saber que há o serviço. Algumas acham que têm que procurar uma maternidade para fazer a doação. Porém, o banco de leite disponibiliza de todos os serviços: a equipe vai na casa da doadora, oferece os fracos, dá orientação e toda semana volta lá para buscar o leite”, esclareceu a diretora.



O CERBLHANC atende cerca de 300 crianças na Grande João Pessoa e 400 em todo o estado. Para isso, existem seis bancos de leite e 17 postos de coleta espalhados pela Paraíba.

Frascos têm que ser de vidro e ter a tampa rosqueada de plástico para passar por pasteurização (Foto: Divulgação/CERBLHANC)
Frascos
Além de leite materno, os bancos de leite também recebem doações de frascos, que servem para armazenar e pasteurizar o leite. Como os frascos precisam passar por um processo de esterilização em autoclave, eles devem ser de vidro e com a tampa rosqueada de plástico, a exemplo de vidros de café solúvel e maionese.


No ano passado, existia um déficit de 500 frascos em João Pessoa, o que fazia com que algumas mães não pudessem doar por falta de um lugar para armazenar o leite. Porém, este ano, o banco está conseguindo controlar a pouca quantidade de frascos. “Nenhuma criança está tendo dificuldade de acesso ao leite materno por causa disso. Inclusive, muitas vezes mandamos da capital para o interior, onde a população tem menos acesso a esses frascos”, garantiu Thaíse.



Como doar?
Quem quiser doar leite materno ou frascos (de vidro com a tampa rosqueada de plástico), pode entrar em contato com o Centro de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral por meio do telefone (83) 3215-6047 e informar que quer doar. Nos dois casos, se a pessoa interessada não puder ir até o banco de leite, uma equipe do centro pode ir até a casa dela para receber a doação.

G1pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...