terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Com casa e comércio destruídos, homem desabafa: 'Perdi tudo'

Além das mortes registradas na cidade de Itaóca, no interior de São Paulo, por causa da chuva nos últimos dias, muitas pessoas ficaram sem ter onde morar após várias casas terem sido destruídas. No caso do comerciante Wagner Rodrigues, de 38 anos, o prejuízo foi ainda maior. Isso porque, além de sua residência, o homem teve a mercearia da qual é proprietário devastada pela chuva. Segundo o último levantamento da Defesa Civil, divulgado na manhã desta terça-feira (14), dez pessoas morreram e outras dez estão desaparecidas.
A cidade de Itaóca foi atingida por um forte temporal, que começou na noite de domingo (12) e continuou durante a madrugada de segunda-feira (13). A Defesa Civil trabalha na cidade com a ajuda do Corpo de Bombeiros para tentar chegar em áreas que permanecem isoladas. Apiaí, município vizinho de Itaóca, também foi atingido pela tempestade. Não há registro de mortes, mas 50 moradias ficaram inundadas. Os moradores de Apiaí já voltaram para casa. O governador Geraldo Alckmin passou a noite na região acompanhando o trabalho das equipes e destacou que o mais importante nos trabalhos era salvar vidas.
Perplexo, Wagner contava os prejuízos na manhã desta terça-feira (14). “Esse temporal acabou com a minha casa e com o meu comércio. Você constrói uma vida e, de repente, de uma hora para a outra, acontece algo assim. Não sei nem o que dizer. Perdi tudo”, afirma.
Morador de Itaóca, após a cidade ser atingida pelas chuvas (Foto: Rodrigo Martins/G1)O comerciante lamenta a situação, porém, ressalta que vem recebendo apoio de amigos mais próximos. “Nessas horas nós vemos que podemos contar com os amigos. Mas é complicado. Estou muito triste. Não sei como vou tocar a minha vida daqui para frente. Vou ter que recomeçar do zero”, destaca.
Pai de duas crianças, Wagner Rodrigues conta que um dos seus maiores medos é não poder dar a assistência necessária para os seus filhos. “Nem estou pensando nisso agora. Só que vou ter que dar um jeito, daqui para frente. Eles são meus filhos e dependem de mim”, conclui.

Visita do Governador

O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, chegou no Alto Ribeira na tarde desta segunda-feira. Ele visitou as áreas afetadas pela chuva e decidiu dormir na região para acompanhar os trabalhos de resgate nesta terça-feira. “A situação é de calamidade pública extremamente grave. A tromba d’água afetou diversas áreas e ainda causou deslizamentos”.

Governador presenciou cenário de destruição em Itaoca (Foto: Solange Freitas / G1)
Alckmin lembrou que outras cidades do Estado de São Paulo, como São Luiz do Paraitinga e Cunha, também foram atingidas e destruídas por fortes chuvas em outros anos. Depois da situação de calamidade pública, foram colocados sensores nas cidades que avisam quando o rio está começando a subir. Segundo o governador, esse tipo de medida pode ser implantado também no Vale do Ribeira. "Talvez seja possível. O chefe da Defesa Civil está estudando a situação. O ideal seria a construção de uma barragem para regularizar a bacia do Rio Ribeira. Há questões ambientais e está na Justiça. Agora é preciso dar todo apoio humanitário, salvar vidas, ajudar as famílias e depois ajudar a cidade, que é uma cidade carente. É uma região bastante montanhosa", afirma o governador.
Destruição
A cidade de Itaóca, que possui 3.332 habitantes, ficou parcialmente destruída por causa do temporal. Várias pontes e ligações viárias foram danificadas por causa das cheias. Segundo a Defesa Civil, o Rio Palmital subiu mais de cinco metros e causou a inundação de mais de 100 casas. Além disso, o município ficou durante várias horas sem fornecimento de energia elétrica e água. A luz voltou ao município no início da tarde de segunda-feira.

Prefeito lamenta situação
O prefeito Rafael Camargo conversou com a equipe do G1 nesta segunda-feira (13) e afirmou estar em 'estado de choque' com a situação da cidade. "Eu nunca vi isso nem em filme. A situação chega a ser desesperadora. Fico imaginando as consequências que a população está enfrentando. A maioria da cidade está em choque. Perdemos muitos amigos que conviviamos no dia a dia", disse.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...