quarta-feira, 9 de abril de 2014

Putin alerta a Ucrânia para que não cometa 'atos irreparáveis'

Manifestantes em favor da Rússia tomaram prédios públicos na cidade ucrania de Donetsk e decretaram a independência da cidade (Foto: Alexander Khudoteply/AFP)
O presidente russo, Vladimir Putin pediu nesta quarta-feira (9) às autoridades ucranianas que não cometam atos irreparáveis e assegurou que espera resultados positivos das gestões diplomáticas para desativar a crise nesse país.

"Espero que a iniciativa do ministério russo das Relações Exteriores para resolver a situação tenha efeito e que o resultado seja positivo", declarou Putin, citado pelas agências locais. "Em qualquer caso, espero que as autoridades interinas [ucranianas] não cometam nada de irreparável", enfatizou.
  •  O ministro do Interior ucraniano disse nesta quarta que a situação no leste da Ucrânia, onde manifestantes separatistas pró-Rússia ocupam prédios do governo em ao menos duas cidades, será resolvida nas próximas 48 horas e haverá uso da força se as negociações fracassarem.
"Há duas opções -- política e negociação, e a força", disse o ministro Arsen Avakov a jornalistas durante uma reunião do governo.
Fronteira"Para aqueles que querem diálogo, nós propomos conversa e solução política. Para a minoria que quer conflito, eles terão uma resposta firme das autoridades ucranianas", disse.
Mais cedo, a chancelaria russa qualificou de "infundadas" as preocupações de Kiev e do Ocidente sobre a presença de tropas russas perto da fronteira com a Ucrânia, além de acusar Washington de alimentar as tensões na região.
Os EUA afirmam que a Rússia está por trás da inquietação separatista no leste da Ucrânia, e a Otan aconselhou Moscou a recuar suas tropas na região da fronteira.
"Os Estados Unidos e a Ucrânia não têm motivo para estarem preocupados", disse a chancelaria russa em nota. "A Rússia já declarou muitas vezes que não está realizando nenhuma atividade excepcional ou não planejada que possa ter significado militar no seu território próximo da fronteira com a Ucrânia."
A nota disse ainda que os EUA e a Ucrânia promovem "uma campanha antirussa" na OCDE, um grupo de países industrializados.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...