quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

PF cumpre 70 mandados de prisão de suspeitos de fraudar vestibulares


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (12) a Operação Calouro, que deve cumprir 70 mandados de prisão de suspeitos de integrar organizações criminosas especializadas em fraudar vestibulares de medicina em todo o Brasil. Além dos mandados de prisão, a Justiça Federal de Vitória (ES) expediu outros 73 mandados de busca.
De acordo com a PF, mais de 290 policiais federais em 10 estados e no Distrito Federal estão mobilizados na operação.
Uma entrevista coletiva será realizada ainda na manhã desta quarta para apresentar o balanço da operação.A assessoria de imprensa da PF no Espírito Santo afirmou que, até as 9h30 desta quarta, ainda não tinha um levantamento de quantos mandados haviam sido cumpridos, mas informou que a atuação dos suspeitos envolviam processos seletivos de pelo menos 20 instituições de ensino superior.
Em comunicado divulgado nesta quarta, a Polícia Federal afirmou que as investigações de fraudes em vestibulares de medicina foram feitas ao longo de um ano e seis meses e, de acordo com as apurações, "as organizações criminosas agem por meio de diversos métodos clandestinos para atingirem o objetivo de fraudarem os vestibulares, seja por meio da falsidade documental e substituição do aluno durante as provas, seja por meio da produção de um gabarito e sua difusão não autorizada e clandestina por algum meio eletrônico aos alunos".
Ainda segundo a nota, essas organizações são "altamente especializadas, lucrativas, organizadas e disseminadas". A PF ressaltou a "nocividade das quadrilhas" e afirmou que as instituições que oferecem cursos de medicina "são ludibriadas em seu processo de seleção dos melhores alunos interessados no ingresso, seja para o meio médico, que recebe profissionais completamente alheios aos princípios éticos, seja para a saúde pública em geral, que será atendida por profissionais com sérios desvios de conduta".
Para ler mais notícias do G1 Espírito Santo, clique em g1.globo.com/es. Siga também o G1 ES no Twitter e por RSS.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...