quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Foto rara de cogumelo atômico de Hiroshima é achada em escola


Uma rara imagem que mostra o cogumelo atômico da bomba de Hiroshima dividido em duas partes, uma sobre a outra, foi descoberta na cidade, informou a curadora de um museu local nesta quarta-feira (9).
Imagem rara do cogumelo atômico de Hiroshima foi encontrado em arquivo de escola da cidade (Foto: AFP/Escola Honkawa)Imagem rara do cogumelo atômico de Hiroshima foi encontrado em arquivo de escola da cidade (Foto: AFP/Escola Honkawa)
Acredita-se que a fotografia em preto e branco tenha sido feita cerca de 30 minutos depois do bombardeio, em 6 de agosto de 1945, e de aproximadamente 10 km de distância do alvo central.
"A existência desta fotografia sempre foi conhecida pelos livros de história, mas é a primeira vez em que sua imagem revelada é descoberta", disse uma curadora do Museu Memorial de Paz de Hiroshima. "Uma foto mostrando a nuvem de cogumelo dividida em duas assim é algo muito raro", completou.
A fotografia foi encontrada entre artigos de jornal sobre o bombardeio de Hiroshima que pertencem à escola Honkawa, na cidade japonesa de Hiroshima, informou a especialista.
As imagens mais conhecidas e difundidas do bombardeio foram tiradas por militares americanos. A aeronave B-29 batizada de Enola Gay bombardeou a cidade japonesa com o explosivo atômico que fora apelidado pelos americanos de "Little Boy" ("Pequeno Garoto"), causando a morte de cerca de 140 mil pessoas.
O episódio, somado ao bombardeio atômico de Nagasaki três dias depois e à morte de outras 70 mil pessoas, culminou no fim da II Guerra Mundial.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...