sábado, 2 de fevereiro de 2013

Marmota de Punxsutawney prevê fim precoce para o inverno nos EUA


A marmota Phil de Punxsutawney não viu sua sombra, sinalizando um fim precoce para o inverno (Foto: Jason Cohn/Reuters)A marmota Phil de Punxsutawney não viu sua sombra, sinalizando um fim precoce para o inverno (Foto: Jason Cohn/Reuters)
Mais um "Dia da Marmota" chega e Phil, a marmota do distrito de Punxsutawney, na Pensilvânia, deixou sua toca neste sábado (2) para "observar" sua própria sombra e prever o tempo para o ano. Segundo os organizadores do Dia da Marmota, Phil não viu sua sombra, sinalizando um fim precoce para o inverno. Este é o 127º Dia da Marmota, de acordo com a tradição.
O animal é observado por membros do Clube da Marmota de Punxsutawney vestidos de fraque e cartola, que como todos os anos celebram este ritual no dia 2 de fevereiro para tentar adivinhar o que o roedor vai “prever”: se a primavera já está chegando ou se o inverno ainda deve demorar.
Tradição vem das colônias alemãs nos Estados Unidos (Foto: Keith Srakocic/AP)Tradição vem das colônias alemãs nos Estados Unidos (Foto: Keith Srakocic/AP)
A tradição de observar o comportamento do roedor remonta aos imigrantes alemães que se estabeleceram no país. A superstição diz que se o animal que está hibernando sair da toca e sua sombra aparecer no dia 2 de fevereiro, o inverno deve durar mais seis semanas. Se nenhuma sombra for vista, a primavera virá mais cedo.

Os fazendeiros da área utilizavam o método para tomar decisões sobre a semeadura dos campos.

No cinema
Os encarregados de realizar o ritual em Punxsutawney, no estado da Pensilvânia, acreditam que o animal acertou 100% em suas previsões. Já a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) não considera uma "ideia brilhante" confiar numa marmota metereológica.

A marmota foi levada para as telas do cinema em 1993, quando o filme "Feitiço do Tempo", com Bill Murray, relatou a curiosa tradição de Punxsutawney.
Centenas de pessoas acompanham a previsão da marmota no local (Foto: Keith Srakocic/AP)Centenas de pessoas acompanham a previsão da marmota no local (Foto: Keith Srakocic/AP)
Para ler mais notícias de Mundo, clique em g1.globo.com/mundo. Siga também a editoria de Mundo no Twitter e por RSS.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...