segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Barragem Sul atinge nível máximo de capacidade e vira atração no Vale

Centenas de curiosos bloquearam o acesso à Barragem Sul, em Ituporanga, no Vale do Itajaí no domingo (22). Eles foram até lá durante a tarde para ver de perto a vazão das águas da represa, que atingiu 100% de sua capacidade devido ao volume de chuva que caiu em Santa Catarina no fim de semana. Das cinco comportas, três foram abertas para evitar o transbordamento (veja o vídeo abaixo).
O volume de água da Barragem Sul ultrapassou o nível máximo, chegando a 30,85 metros, e virou atração. Depois de abertas as cobertas, o nível diminuiu 1,85 metro, segundo monitoramento da Defesa Civil estadual, com dados atualizados às 5h45 desta segunda-feira (23).
"O número de pessoas e veículos no local era inacreditável", comentou o vendedor Edésio Sehnem, de 28 anos, que também estacionou o carro na estrada na tarde de domingo (22) para ver o fenômeno. Ele disse que precisou andar cerca de 100 metros para chegar até à Barragem.
Das cinco comportas, três foram abertas para evitar o transbordamento (Foto: Edésio Sehnem/Divulgação)
"Tive que deixar meu carro em um local mais afastado e fui olhar o movimento de vazão da represa. O trânsito estava praticamente parado. Os motoristas que passavam pelo local acabaram parando também. O número de pessoas só crescia", acrescentou.
As barragens de José Boiteux e Taió chegaram a 23,65 metros (30% de sua capacidade) e 21,15 metros (100%), respectivamente, conforme atualização das 5h45 desta segunda (23). As comportas das duas represas não precisaram ser abertas.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...