domingo, 15 de dezembro de 2013

Ucrânia e União Europeia suspendem trabalhos para acordo de associação

O comissário de Ampliação europeu, Stefan Füle, assegurou neste domingo (15) que os trabalhos para estabelecer um acordo de associação entre a União Europeia e a Ucrânia "estão suspensos" e pediu a Kiev um "compromisso claro".
"Mais discussões estão condicionadas a que haja um claro compromisso para assinar. Os trabalhos estão suspensos, não tive resposta" por parte do governo ucraniano, afirmou Füle em mensagem no Twitter.

Neste domingo (15) pelo menos 200 mil opositores pró-europeus estavam reunidos na Praça da Independência, centro de Kiev, para protestar contra o presidente ucraniano Viktor Yanukovich e sua decisão de privilegiar a relação com a Rússia em detrimento da União Europeia.

No sábado (14), o prefeito de Kiev, Alexander Popov, e o secretário adjunto do Conselho de Segurança ucraniano, Vladimir Sivkovich, perderam os cargos por conta de uma ordem para a dispersão violenta de manifestantes em 30 de novembro na capital ucraniana.

A onda de manifestações na Ucrânia teve início depois que o governo desistiu de assinar, em 21 de novembro, um acordo de livre-comércio e associação política com a União Europeia, alegando que decidiu buscar relações comerciais mais próximas com a Rússia. Dias depois, o próprio primeiro-ministro ucraniano, Mykola Azarov, admitiu que Moscou pediu para que a assinatura do acordo fosse adiada. A interferência dos russos, que teriam ameaçado cortar o fornecimento de gás e tomar medidas protecionistas contra acesso dos produtos ucranianos ao seu mercado, foi criticada pelo bloco europeu.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...