sábado, 29 de outubro de 2011

Atentado talibã mata 13 soldados da Otan no Afeganistão


Ao menos 13 soldados da missão da Otan no Afeganistão morreram neste sábado (29) em um ataque suicida talibã contra um ônibus que transportava tropas da coalizão internacional (Isaf) em Cabul.
"Informações preliminares indicam que 13 membros da Força Internacional de Assistência à Segurança morreram na explosão de uma bomba em Cabul na manhã deste sábado", afirma a Isaf em um comunicado.
A Isaf, como é habitual, não revelou a nacionalidade dos mortos e não revelou um número de feridos. Fontes do governo dos Estados Unidos afirmaram que todos os soldados vitimados eram americanos.
O ministério afegão do Interior informou que três civis e um policial afegão morreram no atentado. O governo alegou não dispor de um balanço de vítimas estrangeiras.
Conforme a polícia, o atentado ocorreu na praça de Darulaman, perto do destruído palácio de Dar ul Aman, ao sudoeste de Cabul, por volta das 04h45 (horário de Brasília) e foi cometido por um insurgente que estava em um carro carregado de explosivos.
A missão da Otan demorou para divulgar informações durante várias horas e mais tarde reconheceu que houve 'baixas' entre seus soldados, sem quantificar os mortos e feridos.
O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, condenou em comunicado o ataque, que foi reivindicado pelo porta-voz talibã Zabiullah Mujahid.
Em maio de 2010, um atentado cometido na mesma estrada de Dar ul Aman contra um comboio da Otan matou 18 pessoas, incluindo seis militares.
Os talibãs também reivindicaram um atentado suicida cometido por uma mulher diante da Agência Afegã de Inteligência (NDS) em Asadabad, capital da província oriental de Kunar .Dois guardas ficaram feridos, de acordo com Wasifullah Wasifi, porta-voz do governo de Kunar.
Os talibãs permanecem ativos na província de Kunar, perto da fronteira com o Paquistão, país acusado por Afeganistão e Estados Unidos de abrigar bases de insurgentes.
Em outro ataque, um homem com uniforme do Exército afegão matou neste sábado dois soldados da Otan no sul do Afeganistão. O autor do ataque também morreu, segundo a Isaf.
*Com informações da AFP e da EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...