sábado, 29 de outubro de 2011

Estação Ciência de João Pessoa abre para observação de Júpiter


Neste fim de semana, o planeta Júpiter estará em sua aproximação máxima com a Terra e poderá ser observado no domingo (30) em João Pessoa a partir das 18h30. Quem disponibiliza os equipamentos é a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, que abrirá seu terraço panorâmico gratuitamente para o público. Apesar da programação, a visualização depende das condições do tempo.
As observações serão feitas utilizando os telescópios da Estação Cabo Branco. São seis no total, entre diversos tipos e alcances. O público terá a orientação de monitores e do astrônomo Marcos Jerônimo, que trabalha na estação.
O fenômeno ocorre uma vez ao ano, quando o planeta Terra fica alinhado entre o Sol e Júpiter, permitindo melhor visualização. De acordo com o astrônomo Marcos Jerônimo, o maior planeta do sistema solar possui massa 318 vezes maior do que a Terra. Com a observação por telescópio, será possível ver sua característica atmosfera dividida em faixas e a grande mancha vermelha, onde ocorrem tempestades.
O planeta Vênus, a Estrela D'Alva, também vai entrar no seu período de melhor visualização e também será possível observá-lo.
Além das observações, o Laboratório de Astronomia da estação ensina as funcionalidades dos instrumentos astronômicos, telescópios, binóculos e seções no Planetário. No mês de novembro, será retomado o projeto Venha Ver a Lua, que permite a observação da lua no terraço panorâmico até dois dias depois da lua cheia.
Serviço
Observação Planetária

Quando: Domingo (30), às 18h30
Local: Terraço panorâmico da Estação Cabo Branco, Avenida João Cirillo da Silva, S/N, bairro Altiplano Cabo Branco - João Pessoa (PB)
Quanto: Gratuito
Telefones para contato: (83) 3214.8270 e 3214.8303

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...