sábado, 29 de outubro de 2011

Em Campo Grande, mulher coleciona os escorpiões encontrados em casa


Moradores do bairro Moreninha II, na região sul de Campo Grande passaram, há cerca de um ano, a juntar os escorpiões que são encontrados dentro de suas casas e reclamam de uma infestação desses aracnídeos no local. Segundo eles, a preocupação aumentou após a morte de uma menina de 3 anos, provocada, segundo o Hospital Regional da cidade, pelo veneno do animal peçonhento.
A trabalhadora autônoma, Cláudia Regina Elias, afirma ter encontrado dezenas de escorpiões em sua residência e os coloca, depois de mortos, dentro de recipientes com álcool. Quando junta grande quantidade, encaminha ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para análise.
Ela desenvolveu uma técnica para fazer a captura dos aracnídeos. “Quando eles começaram a aparecer, eu não sabia como pegá-los. Agora, quando acho um, coloco um copo transparente por cima e arrasto um CD por baixo, aí os prendo”, diz.
Escorpiões vivos que serão entregues pela autônoma ao CCZ de Campo Grande, MS (Foto: Felipe Bastos/G1 MS)Escorpiões vivos que serão entregues pela autônoma ao CCZ de Campo Grande (Foto: Felipe Bastos/G1 MS)
O escriturário e vizinho da trabalhadora autônoma, Milton César Simplício, tem medo de que a filha de 3 meses seja picada por um escorpião. “Já peguei três aqui em casa. Apesar de tomar todos os cuidados possíveis, como trocar os ralos dos banheiros, colocar telas e tirar entulhos, o nosso medo continua, principalmente depois de saber da morte da menina”, afirma ao G1.
Problema semelhante
Na região oeste de Campo Grande, o morador do bairro Santo Antonio, Luiz Antônio Leal, conta somente em outubro já capturou três escorpiões dentro de casa. “Encontrei um no banheiro, um na sala e outro foi esmagado no vão da porta da cozinha, tudo isso neste mês. Tenho uma filha de 10 meses, e minha maior preocupação é com ela, imagina se um bicho destes sobe no berço dela”, relata.
Ele afirma que tem cuidados minuciosos com a limpeza da residência, mas ainda assim encontra frequentemente esse tipo de aracnídeo. “Tomo toda precaução possível. Deixo a grama cortada, a casa limpa, até pano embaixo das portas eu coloco, mas não adianta”, diz.
Praga urbana
O biólogo do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox), Isaías Pinheiro, explica que os moradores devem ficar atentos e ter cuidados redobrados em casa para evitar encontros com escorpiões.
Segundo ele, além da limpeza, colocar telas e fazer a higienização de ralos com água sanitária podem ser boas opções para se prevenir dos animais peçonhentos. “Não existe veneno para matar escorpião. Às vezes, dedetizar a casa sem acompanhamento de um profissional pode piorar a situação, pois o veneno não mata o animal, porém o incomoda. Então, se a pessoa colocar o veneno no lugar errado, esse animal pode buscar refúgio em outros locais, como guarda-roupas, tênis, embaixo de tapetes, entre outros, aproximando-se,assim, ainda mais do contato com as pessoas”, diz.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...