domingo, 20 de novembro de 2011

Espanhóis usam cédulas de papel, mas tecnologia ajuda na apuração


A eleição deste ano na Espanha é feita com cédulas de papel com os nomes dos candidatos, assim como as eleições brasileiras de anos atrás. Depois de escolher o premiê, senadores e deputados, os eleitores colocam a cédula dentro de um envelope para, então, depositá-lo nas urnas.
No entanto, a contagem dos votos este ano promete ser mais rápida que as anteriores com a ajuda de palmtops – pequenos computadores portáteis – em todos os municípios com mais de 2 mil eleitores (86% do total).
A apuração dos votos começa às 20h (17h em Brasília) e o resultado está previsto para sair ainda neste domingo (20).
Os presidentes das mesas usarão os aparelhos eletrônicos para enviar a contagem de cada colégio eleitoral. Isso aumenta a rapidez da apuração, já que não será necessário esperar que o representante leve os votos pessoalmente à central de cada região.
No total, serão gastos 124 milhões de euros com a eleição, 5,8% menos que na última vez que os espanhóis escolheram seus líderes, segundo a subsecretária de Estado de Interior, Pilar Gallego. Mais de 100 mil policiais estão na conta dos gastos e trabalham para garantir a segurança dos 35,7 milhões de pessoas que poderão ir às urnas.
Em toda a Espanha, foram distribuídas 54% menos cédulas que nas últimas eleições, em 2008. Esta economia se deve não somente à crise, mas também ao fato de que sobraram 90% das cédulas feitas há 3 anos. Para aumentar a economia, também foi diminuído o tamanho de cada cédula.
Eleitor maneja cédulas de votação espanholas (Foto: Reuters/Andrea Comas)Eleitor maneja cédulas de votação espanholas (Foto: Reuters/Andrea Comas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...