domingo, 20 de novembro de 2011

Levantamento da PM aponta 163 casos de homicídios no Sertão da PB


Até o dia 18 de novembro a polícia registrou 163 casos de homicídios no Sertão da Paraíba, região mais extensa do estado com cerca de 40% do território. O levantamento foi realizado de forma conjunta entre os cinco batalhões da Polícia Militar instalados no Sertão. Em Patos, a cidade com o maior número de mortes violentas, foram registrados 54 assassinatos.
O número de homicídios confirmados neste ano representa 86,3% dos casos contabilizados oficialmente no ano passado, quando foram 189 vítimas da violência em toda a região. Além do tráfico de drogas, o acirramento de brigas familiares e os casos de vingança pessoal integram o perfil dos assassinatos entre os sertanejos.
Os batalhões da Polícia Militar sediados em Patos, Sousa, Cajazeiras, Catolé do Rocha e Itaporanga cobrem uma área total de 91 municípios. O município de Patos é o mais populoso da região, com 100,6 mil habitantes. Faltando ainda seis semanas para o fim do ano, a cidade já se aproxima do índice de 2010, quando foram 58 mortes.
A posição central de Patos na rota do tráfico é apontada como o principal casua da violência na cidade. “Patos está no centro do Estado, em um ponto que geograficamente facilita a entrada e saída das drogas que vêm de outros estados para o Litoral e no caminho inverso. Com isso também aumenta o número de usuários”, disse o coronel José de Almeida Rosas, comandante do 3° Batalhão da PM em Patos.
Sobre o número total de homicídios registrados este ano no Estado inteiro, a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública da Paraíba informou que não tinha autorização para repassar as estatísticas, alegando que os dados gerais ainda estão sendo contabilizados. Ainda segundo a assessoria, a divulgação só será feita quando os dados estiverem consolidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...