sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Cagepa confirma problema no fornecimento de água no litoral da PB

Com a constante falta de água em vários bairros de João Pessoa e cidades vizinhas, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) cogita a possibilidade de fazer um rodízio de abastecimento. A informação foi confirmada pelo presidente do órgão, Deusdete Queiroga, em entrevista ao JPB 1ª Edição desta quinta-feira (17).

Segundo Queiroga, os bairros da Grande João Pessoa estão sofrendo faltas d’água diárias, principalmente nas últimas duas semanas, porque as Estações de Tratamento de Gramame e a de Marés estão operando no limite da capacidade. Com isso, a Cagepa se vê obrigada a fechar os reservatórios sempre no fim da tarde, quando aumenta o consumo.

“Pedimos ajuda da população no tocante à economia de água. Temos agora, em outubro de 2013, 40 mil novos imóveis ligados à rede em relação a dezembro de 2010. Isso equivale a uma cidade de Patos inteira a mais sendo abastecida com a mesma quantidade de água de antes”, explicou.

O problema deve ser resolvido com o fim das obras da Translitorânea, que vai ampliar a capacidade de abastecimento da Estação de Gramame e resolver a questão da água pelo menos pelos próximos 20 anos, segundo o presidente. Queiroga explicou que a previsão é de que a obra fique pronta em março de 2014, mas que a Cagepa está tentando antecipar para dezembro deste ano. “A água que vem de Alhandra vai amenizar o problema”, garantiu.

Segundo ele, a possibilidade de rodízio é grande porque o problema da falta d’água pode ser agravada nos próximos meses devido à chegada do verão, que aumenta o consumo por conta do calor. “O rodízio ainda não é algo que está definido. Os técnicos da Cagepa estão estudando uma possibilidade de evitar. Mas ele talvez gere um incômodo menor para a população, já que os moradores dos bairros serão avisados em que dia vai faltar água e poderão se programar”, disse.

G1pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...