domingo, 11 de maio de 2014

Com obras de ampliação atrasadas, Viracopos é alvo de vistoria da Anac

Com obras de ampliação atrasadas, Aeroporto de Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), é alvo de vistoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) (Foto: Marcello Carvalho/G1 Campinas)
Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) iniciaram na manhã deste domingo (11) uma vistoria no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), para verificar quais itens do primeiro ciclo de contrato de concessão foram concluídos e questões operacionais do novo terminal de passageiros. Pelo contrato, a primeira etapa de ampliação precisaria estar operacional neste domingo, mas inspeções recentes da Anac indicaram que Viracopos não entregaria o projeto na data prevista. Na semana passada, a Aeroportos Brasil, concessionária que administra o aeroporto, também admitiu o atraso.
Os técnicos chegaram de avião no aeroporto de Campinas, se reuniram com a equipe da concessionária e iniciaram a vistoria por volta das 10h. Em caminhonetes da empresa, a equipe da Anac foi para o canteiro de obras e não falou com a imprensa. A inspeção deve durar pelo menos até segunda-feira (12). Depois disso, será produzido um relatório de fiscalização com a análise da situação de Viracopos. O descumprimento dos prazos estipulados em contrato com o governo federal em 2012 resultará em aplicação de penalidades pela Anac. A multa máxima pode chegar a R$ 170 milhões  e mais R$ 1,7 milhão por dia de atraso, mas depende do que for citado no relatório.
A agência e a concessionária esclarecem que a transição das operações para o novo terminal de Campinas será feita de forma gradativa para não haver impactos operacionais durante o período da Copa do Mundo. Segundo a Aeroportos Brasil, a obra do prédio (com três píeres e capacidade para até 22 milhões pessoas por ano) está 92% concluída, dos pátios de aeronaves (com 3,5 mil m² e 37 novas posições), 97%, edifício-garagem (4 mil), 95%, adequações nas pistas de pousos e taxiamento, 100%. A Anac fala em pouco mais de 90% de conclusão das obras, de forma geral.
Obras de ampliação do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), estão atrasadas (Foto: Marcello Carvalho/G1 Campinas)
Interdição
O píer A do novo terminal do Aeroporto de Viracopos, previsto para ser utilizado pelas seleções e autoridades durante a Copa do Mundo, teve as obras parcialmente interditadas na sexta-feira (9) pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). O órgão apontou excesso de atividades no mesmo ambiente e risco para os funcionários, segundo a assessoria do Ministério Público do Trabalho (MPT). O terminal tem inauguração prevista em 3 de junho e sete seleções vão utilizar Viracopos para os deslocamentos entre as cidades-sede.

Apesar de admitir "pequeno" atraso nas obras, a concessionária garantiu o uso da nova estrutura durante o Mundial. Para solicitar a desinterdição das atividades, o consórcio responsável pelas obras deve regularizar as questões apontadas pelos fiscais e formalizar o pedido de desinterdição ao Cerest. Por meio de nota, o Consórcio Construtor de Viracopos (CCV), disse que "todas as adequações necessárias serão imediatamente efetuadas". Ainda de acordo com as empresas responsáveis pela construção, todas as normas de segurança exigidas pelas leis são cumpridas.
Seleções
A seleção da Costa do Marfim desembarca no Brasil por Viracopos em 6 de junho, Japão no dia 7, Argélia e Rússia, 8, e Portugal, 11. A previsão é que as delegações de Nigéria e Honduras cheguem ao país por outro local. Contudo, os voos para as partidas da Copa do Mundo serão feitos pelo terminal aéreo do interior de São Paulo.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...