domingo, 11 de maio de 2014

Secretaria de Educação de Patos abre matrículas para os Telecentros

A Prefeitura de Patos (PB), por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, disponibiliza a partir desta segunda-feira, dia 12, vagas para novos alunos em cinco Telecentros (Curso Básico de Informática), onde são desenvolvidas as atividades de inclusão digital.
Os interessados já podem procurar o Núcleo de Educomunicação Professor Paulo Freire (Noé Tajano), que está passando por reformas (foto); Núcleo de Educação e Cultura Digital, na Rua Filizardo Leite (Centro); Telecentro Mandacaru (Bivar Olinto); Telecentro Craibeira (Biblioteca Municipal), na Rua Floriano Peixoto s/n e Telecentro do Alto da Tubiba.
A secretária de Educação Adalmira Marques explica os motivos que levaram o município a paralisar as atividades nos doze Telecentros comunitários. “A gente teve àquelas demissões inesperadas. Nós tínhamos doze Telecentros. Foram demitidos todos os técnicos de informática, todos os vigias e todas as auxiliares de serviço dos Telecentros. Então, eu não poderia deixar esses computadores nos prédios sem a mínima garantia, então recolhi todos os equipamentos vendo qual seria a maneira que a gente teria de abrir. Então foi quando surgiu pra gente aquele projeto que a prefeita Francisca assinou de Bolsa Estágio, ai nós entramos em contato com a FIP e com a UFCG e fizemos uma seleção, por ordem. Tivemos uma conversa com o promotor e ficou decidido que a gente faria uma chamada pública para abrirmos apenas cinco desses Telecentros, porque esses cinco são os que a gente ainda tem convênio com o governo federal. Alguém comentou aí, “talvez ainda esteja vindo dinheiro para esses Telecentros”. Os telecentros o governo dar os computadores e, tudo o mais é por conta da Prefeitura. Portanto, não tem dinheiro do governo federal, tem apenas os computadores que nós juntamos aqui, porque depois de três anos aí esses computadores passam para a nossa responsabilidade. Mas tinham cinco Telecentros que nós ainda estávamos ligados ao convênio federal. Quer dizer, eles têm que ficar abertos no mínimo três anos”, disse Adalmira.
A secretária de Educação falou sobre o processo de negociação para os bolsistas e auxiliares de serviços iniciarem as atividades nos Telecentros. “Nós fizemos a chamada para esses seis técnicos e estamos ainda negociando quem irá abrir. Estamos fazendo um acerto de contas com as auxiliares de serviços das escolas perto dos Telecentros, pra elas abrirem os Telecentros, porque nós conseguimos apenas os técnicos. Eles vão ganhar o salário como bolsistas, já que são estudantes de informática da FIP e da UFCG. Então, a gente vai abrir esses cinco Telecentros, incluímos o de Santa Gertrudes, mas ainda vamos ver quem nós vamos conseguir o estudante para ir pra lá” concluiu.
Adalmira Marques fez referências ao Núcleo de Educomunicação Professor Paulo Freire, no Conjunto Noé Tajano, que está passando por reformas. “Bom, Noé Trajano é um dos Telecentros mais movimentados, com maior frequência, mas ele estava com problema no teto. Havia uma planta enorme que ficou por cima do prédio quebrou umas telhas, essas telhas entraram na bica, alguma coisa assim que quebrou o gesso e comprometeu a estrutura do teto. Então ele está passando por uma reforma grande, estamos colocando outro teto, ai após essa reforma de lá, lá já tem algumas pessoas, e convênio com outras fontes e quando terminar a reforma a gente vai também reabrir, movimentar o Noé Trajano”, finalizou a secretária.
Os Telecentros são espaços equipados com computadores conectados à Internet, onde são ministrados cursos de informática, atividades livres e oficinas com o intuito de gerar o conhecimento livre.
O Projeto propõe o uso intensivo das tecnologias de comunicação e informação para capacitar pessoas em vulnerabilidade social e inseri-las de maneira crítica na sociedade do conhecimento, promovendo assim a inclusão digital.
Fonte: http://www.patosonline.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...