quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Base aliada aprova convite para ouvir FHC e Gurgel no Congresso

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Jilmar Tatto, e o senador Fernando Collor (PTB-AL) conseguiram aprovar nesta quarta-feira (12) pedido para convidar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o procurador-geral Roberto Gurgel a comparecer em comissão do Congresso.
Tatto quer que FHC preste esclarecimentos sobre um suposto esquema de corrupção que teria sido montado durante o seu governo para abastecer os caixas de campanha de candidatos do PSDB. Os convites foram aprovados pela Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência e ocorrem depois da oposição manifestar interesse em convidarMarcos Valério a falar sobre seu depoimento à Procuradoria Geral da República em que vincula o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao mensalão.
Já Collor, quer que Gurgel explique como funciona a integração dos órgãos de inteligência nas investigações em operações da Polícia Federal como Vegas e Monte Carlo, que levaram à prisão o empresário Carlinhos Cachoeira.As suspeitas sobre suposto esquema no governo FHC surgiram em 2005, durante a CPI dos Correios, com o aparecimento da “Lista deFurnas”, composta por supostas doações a políticos da base aliada do ex-presidente.
Os parlamentares da base aliada também conseguiram derrotar os requerimentos apresentados pela oposição, de convocar os ministros da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams, da Casa Civil, Gleisi Hoffmann e da ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, indiciada na operação Porto Seguro, da Polícia Federal.
Para ler mais notícias do G1 Política, clique em g1.globo.com/politica. Siga também o G1 Política no Twitter e por RSS.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...