quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Tucano que vive solitário em praça é atração de moradores em Araraquara



Tucano se refresca do calor próximo a irrigador em praça pública de Araraquara, SP (Foto: Felipe Turioni/G1)
Um tucano que passou a viver em uma praça pública de Araraquara (SP), há quase um mês, virou atração entre os frequentadores do local, no bairro Santa Angelina. A ave fica no alto das árvores e com certa frequência desce ao chão para tomar água, se refrescar do calor e se alimentar de frutas deixadas pelos vizinhos.

O jardineiro responsável pela limpeza da "Praça Roque José Hage", Pedro Gomes, diz que o animal é dócil e já se habituou ao local. "Ele deve ter escapado de algum lugar e já tomou posse da praça”, afirma.

Frequentemente, Gomes liga o irrigador do jardim próximo a alguma árvore em que ele esteja. “Eu ligo e ele desce para tomar banho e água perto do irrigador, mas ninguém chega perto com medo daquele bicão ou temendo que ele voe", conta.
Jardineiro deixa fruta para tucano se alimentar em Araraquara, SP (Foto: Felipe Turioni/G1)
Além de ajudar a ave a se refrescar do calor de Araraquara, que tem registrado média de 30ºC durante o dia, o jardineiro serve frutas para o tucano, que apelidou de “Preto”. “Ele come mamão, banana, maçã, além das pitangas que ele pega das árvores e os ovos de pombo e bem-te-vi que ele encontra nas copas”, observa.

Vizinhança
Os vizinhos da praça também ajudam a alimentar o bicho, que atrai olhares curiosos. “Eu só consigo ver quando ele está bem no alto, nunca o vi no chão, mas minha mãe está sempre deixando banana para ele comer”, relata Vivian Sartori, proprietária de uma banca de jornais e revistas localizada próximo à praça.

A dona de um pet shop na redondeza diz que se admirou com a nova atração do bairro. “O pessoal daqui gosta tanto de bicho que sempre tenta ajudar quando pode, então, todo mundo quer alimentar, ver. Sabemos que morrer de fome aqui ele não vai”, afirma Carolina Pontieri.

Segundo Carlos Roberto Teixeira, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Botucatu (SP), responsável pelo atendimento de animais silvestres da unidade, os vizinhos estão corretos ao alimentar o animal com frutas e diz que isso não oferece riscos.

Adaptação
Para o professor, o fato do tucano comer as frutas deixadas por humanos ou ovos de outros pássaros mostra que ele já se adaptou ao local. "O melhor a fazer é deixá-lo à vontade, que com certeza ele não vai morrer, a não ser que algum predador apareça”, analisa Teixeira. “Mas se isso não aconteceu em um mês, difícil que aconteça agora, e quem tem que temer são os outros pássaros, porque ele é um dos maiores predadores da natureza”, explica.

Tucano está há um mês em praça de Araraquara e se alimenta de frutas deixadas por vizinhos ou das árvores, e ovos de outros pássaros (Foto: Felipe Turioni/G1)Tucano vive há um mês solitário em praça de Araraquara e virou atração no local (Foto: Felipe Turioni/G1)
De acordo com Teixeira, as características apresentadas pela ave podem indicar que o tucano escapou de algum cativeiro. “É muito raro uma ave assim descer até o chão para se alimentar, tomar água, deve ter escapado de algum local fechado, não devia estar solto na natureza", analisa.

Teixeira acredita que o tucano não deva ficar muito tempo no local. “Não é comum um tucano viver sozinho e no interior de São Paulo é fácil encontrar esse tipo de ave, então, daqui a pouco algum casal passa por lá e ele vai seguir o rumo junto com os outros”, afirma.

Para ler mais notícias do G1 São Carlos e Araraquara, clique em g1.globo.com/sao-carlos-regiao. Siga também o G1 São Carlos e Araraquara no Twitter e por RSS.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...